Para quem tem diabetes, é extremamente importante cuidar da alimentação para manter a glicemia sob controle. E, para isso, é preciso entender melhor o índice glicêmico (IG) dos alimentos, para escolher, na maior parte do tempo, aqueles com menor índice, que não causarão problemas com a glicemia.
Segundo a coordenadora de nutrição e dietética do São Cristóvão Saúde, Cintya Bassi, esse índice glicêmico indica a velocidade com que um alimento eleva a glicose no sangue. Mas, afinal, quais alimentos consumir então?
A seguir, veja dicas de alimentação para diabéticos:
Frutas: quais escolher e como consumir
Embora os diabéticos possam consumir todas as frutas com moderação, as opções com menor IG são as mais recomendadas. Entre elas estão maçã, abacate, cereja, kiwi, pêssego, ameixa e pera. Essas frutas liberam glicose de forma mais lenta, reduzindo impactos na glicemia.
Verduras e legumes: impacto na glicemia
No geral, as verduras têm um IG baixo, por isso são excelentes para aliados na alimentação para diabéticos. Já no caso dos legumes, os melhores são abobrinha, berinjela, tomate, pepino, vagem e chuchu. Alguns outros, como batata, abóbora, mandioca, mandioquinha, beterraba e cenoura, precisam de certa moderação.
Proteínas: fontes e cuidados
A ingestão de proteína deve ser equilibrada, variando entre 1.0 e 1.5 g por kg corporal. Estudos mostram que consumir proteínas antes dos carboidratos pode ajudar no controle glicêmico, pois estimula a produção de insulina e promove saciedade. No entanto, quantidades excessivas (acima de 75g por refeição) podem provocar hiperglicemia tardia.
As melhores fontes de proteínas incluem carnes magras, aves, pescados, ovos, iogurtes e queijos, assim como feijão, soja, lentilha, ervilha e grão-de-bico. O uso de whey protein só é necessário quando a ingestão proteica é insuficiente, podendo ser adicionado a refeições intermediárias.
Combinação ideal de nutrientes
Não são apenas os alimentos escolhidos que devem ser corretos, mas também suas combinações. É interessante que nas refeições haja proteínas, carboidratos complexos (ricos em fibras e de baixo IG) e boas fontes de gordura. Assim, você vai controlar sua glicemia sem perder a saciedade.
Erros alimentares comuns
Um erro comum é associar a hiperglicemia apenas ao consumo de açúcar, ignorando o impacto das farinhas brancas presentes em tortas, pães, massas e pizzas. Outro equívoco é excluir alimentos que ajudam no controle da glicemia, como vegetais, sementes (abóbora, girassol, linhaça) e proteínas magras. Além disso, não apresentar sintomas não significa que a glicemia está sob controle.
Sabendo de tudo isso, você vai conseguir se cuidar melhor e não cometer erros que podem prejudicar a alimentação para diabéticos. Não se esqueça também de ter outros hábitos saudáveis além da alimentação, como a prática de exercícios.
