Ganhar dinheiro trabalhando em casa é um desejo de muitos. Contudo, sabemos que não é tão fácil ter um espírito empreendedor e começar o próprio negócio necessita de etapas e muito comprometimento. Por isso, conversamos com o especialista em gestão de negócios, Flávio Mangili Ferreira, para esclarecer todas as dúvidas na hora de montar um novo negócio e lucrar!
Antes de começar, a palavra-chave é planejar. Se a sua intenção é vender doces, por exemplo, conheça o mercado de docinhos e explore possíveis compradores para seu produto. O próximo passo é definir quais doces irá colocar em seu cardápio. Um critério pode ser escolher os que tem mais facilidade para fazer. Depois disso, é importante listar todos os gastos que envolvem o preparo dos docinhos: ingredientes, embalagens, etc. Converse com profissionais do ramo, eles podem te ajudar a aprimorar o seu empreendimento.
Se está animada com a nova empreitada, confira mais dicas das etapas da criação de um novo negócio na área de alimentação.
Compra do material
Depois de definir os produtos que irá vender, a próxima etapa é ir às compras. É importante seguir alguns passos:
- Coloque no papel os ingredientes e materiais que você vai precisar e faça uma pesquisa. Procure os preços em diversos estabelecimentos, pois dessa forma você gasta menos e economiza dinheiro.
- Dê preferência aos alimentos da época, pois eles estarão mais em conta e mais frescos do que os outros.
- Evite ir às compras nos horários de pico, que geralmente ocorrem aos sábados, e no final da tarde e início da noite
durante os dias da semana. Se possível, evite também os dias de pagamento. Tudo isso fará você ganhar tempo!
Divulgação
Para começar, a melhor propaganda é o “boca a boca”. Ofereça os quitutes para as pessoas mais próximas. Uma sugestão é dar os docinhos como presente para parentes e amigos ou até ofertá-los como brindes em alguns eventos, como em uma comemoração na escola do seu filho ou em uma festa no trabalho. O fundamental é sempre ter à mão um cartão com seus contatos, que também podem estar nas embalagens dos docinhos.
Sem crise!
Flávio Mangili Ferreira, professor da pós-graduação Gestão de Negócios em Serviços de Alimentação do Senac de Bauru, comenta que para manter a venda em tempos de crise é preciso identificar quem é o público e o que ele valoriza. Se for vender docinhos, por exemplo, descubra o que o seu cliente quer, sabor, variedade, preço, qualidade, etc. “Em tempos de crise, o consumidor está mudando seus hábitos e buscando docinhos mais baratos, diminuiu a frequência de compra, mas continua consumindo o produto. Oferecer docinhos com preços mais acessíveis é uma boa estratégia.”, comenta Flávio.
Atendimento ao cliente
É fundamental ter simpatia e um bom relacionamento com os clientes. Eles esperam ser atendidos de forma cordial. Lembrando que esses passos são importantes para fidelizar os seus clientes. Anote os dados de cada um e entre em contato para avisar sobre as novidades e ofertas. As promoções são uma das melhores formas para atrair e manter a sua clientela.
Aumente a venda
Os hábitos estão mudando e o preço baixo é a grande aposta. Quem trabalha no setor de alimentação necessita desenvolver estratégias, veja algumas dicas:
- Reduza os custos: combater o desperdício é uma boa opção, uma vez que existem muitas perdas de ingredientes na produção de docinhos e que podem ser reduzidas com um bom planejamento.
- Controle e busque a diminuição dos custos fixos: “A energia elétrica, por exemplo, é um custo que pode ser reduzido com o uso de lâmpadas, geladeiras e freezers mais eficientes”, diz Flávio.
- Dê um número significante de opções para os seus clientes: com porções menores de docinhos, por exemplo, e aumento da variedade.
- Busque parcerias: “Faça parcerias com fornecedores e produtores locais”, comenta o professor. Quando se compra com frequência é possível negociar preços menores e também conhecer melhor os ingredientes adquiridos.
Consultoria: Flávio Mangili Ferreira, professor do Senac de Bauru
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