Podendo ser incluída tanto em pratos salgados quanto doces, é possível destacar diversos benefícios da aveia para o organismo. O cereal é capaz de melhorar o funcionamento do sistema, diminuir os níveis de colesterol ruim (LDL) e colaborar para a manutenção da glicemia (fator primordial para quem é diabético).
“Ela é um alimento energético, famosa por aumentar a resistência física. Por ser hipoglicemiante, auxilia na regularização da taxa glicêmica (açúcar no sangue), sendo especialmente recomendada aos diabéticos. A aveia também é fonte de silício, que reorganiza as fibras de sustentação da pele, importante para minimizar as celulites”, completa a nutricionista Carolina Marques.
Doença controlada!
Manter os níveis de glicose estáveis não é uma tarefa fácil para os diabéticos. No entanto, existem alimentos que podem colaborar para isso. É o caso da aveia, que acrescida à alimentação, pode proporcionar ao diabético muitos benefícios. Isso acontece porque ela é um alimento de baixo índice glicêmico, ou seja, libera a glicose lentamente no organismo, proporcionando mais controle a quem sofre da doença.
Quilinhos a menos
Quem quer ver o ponteiro na balança cair tem na aveia uma excelente aliada. Por ser rica em fibras, ela promove saciedade, evitando o consumo exagerado de alimentos calóricos. “Dietas com alto teor de fibras possuem baixa densidade calórica e induzem à menor ingestão de alimentos, já que a sensação de saciedade que proporcionam é mais prolongada se comparadas ao consumo de alimentos refinados”, frisa Carolina.
Colesterol em dia
O cereal é rico tanto em fibras solúveis (capazes de absorver água) quanto insolúveis (que não absorvem água). Contudo, o grande destaque se dá à fibra betaglucana, que, além de varrer as gorduras presentes nas artérias e diminuir o colesterol, ainda colabora para a melhora da circulação sanguínea, ponto importante especialmente para quem é hipertenso.
Intestino em ordem!
A prisão de ventre é um problema enfrentado por muitas pessoas, podendo gerar graves distúrbios (como o câncer de intestino) quando não tratada. Sendo assim, adotar medidas que evitem essa situação é fundamental. Uma boa opção é acrescentar a aveia às refeições, porque as fibras solúveis presentes no cereal se ligam à água e aumentam o bolo fecal, acelerando o trabalho do intestino. Isso contribui para a diminuição da prisão de ventre e da constipação intestinal.
Consultoria: Carolina Marques, nutricionista
Texto: Redação Alto Astral
LEIA TAMBÉM:
- Aveia no prato: opções para consumir esse cereal nutritivo
- Receita saudável de pão de linhaça e aveia
- Aprenda a preparar um bolo caipira com aveia