Connect with us

O que você está procurando?

Também vítimas do diabetes, na maioria do tipo 1, as crianças precisam ter alguns hábitos revistos. Confira o que diz uma pesquisa sobre o assunto!
- Andar mais e pratcar atividades física ajuda no controle do diabetes tipo 1 Foto Istock.com/getty images

1000 passos por dia melhoram a saúde de crianças com diabetes. Entenda!

Também vítimas do diabetes, na maioria do tipo 1, as crianças precisam ter alguns hábitos revistos. Confira o que diz uma pesquisa sobre o assunto!

Uma pesquisa da Universidade de Adelaide, na Austrália constatou que a contagem de passos diários e o aumento de atividades físicas são muito benéficas para a saúde de crianças com diabetes tipo 1. Pela primeira vez, os pesquisadores mostraram que as crianças que possuem a doença podem melhorar a sua saúde cardiovascular, simplesmente dando 1.000 passos a mais por dia. “Os pesquisadores acompanharam a atividade física diária de 90 pré-adolescentes com diabetes tipo 1. Os resultados mostraram que aqueles que se comprometeram com a atividade física adicional apresentaram melhorias na estrutura de seus vasos sanguíneos e reduções nos fatores de risco para doença cardíaca”, afirma o pediatra e homeopata Moises Chencinski.

 

crianças correndo

Andar mais e praticar atividades físicas ajuda no controle do diabetes tipo 1 Foto: Istock.com/getty images

 

Por dentro da pesquisa

Normalmente, os pequenos com essa doença não fazem muitas atividades físicas ou simplesmente não fazem nenhuma. Além disso, também tendem a apresentar primeiros sinais de aterosclerose – um depósito de placas de gordura nas artérias – e outros riscos cardiovasculares adversos mais precocemente do que o habitual para crianças.

A equipe do estudo descobriu que 55% das crianças caminhavam menos que 10.000 passos por dia. Havia clara correlação entre a espessura das artérias e o número médio de passos por dia. Com um aumento de 1.000 passos por dia, houve uma diminuição mensurável desta espessura arterial. “As crianças que fizeram atividades físicas extras também apresentaram redução de peso, de pressão arterial e de triglicérides, o que indica uma redução global do risco de doença cardíaca”, observa o médico.

 

criança medindo a glicose

Além do diabetes outras doenças também podem evitadas Foto: Istock.com/Getty images

Resultados surpreendentes

Os pesquisadores relatam que esta é a primeira vez que foi demonstrado que o número de passos diários pode estar relacionado diretamente com os primeiros sinais de riscos cardiovasculares adversos em crianças com diabetes tipo 1. “Os resultados reforçam a importância da atividade física e a necessidade de aconselhamento sobre os benefícios dos exercícios para crianças com diabetes tipo 1. Quanto mais passos que eles dão, melhor”, destaca Moises Chencinski.

 

Fonte: Moises Chencinski, pediatra e homeopata

Leia também: 

 

Advertisement

Estilo de vida

Prende o intestino? Aumenta o desconforto de quem tem gastrite? Diabéticos podem comer? Saiba a resposta para tudo isso no tira-dúvidas sobre tapioca!

Estilo de vida

Existem algumas frutas que ajudam no emagrecimento saudável e contribuem para a saúde de um modo geral, como é o caso do abacaxi

Estilo de vida

Você já ouviu falar que elas possuem maiores chances de terem alguma deficiência visual do que eles? Então, confira o que especialistas dizem sobre isso!

Estilo de vida

A vistoria no imóvel alugado é fundamental e inquilino e proprietário devem listar todas as condições de conservação do imóvel. Confira dicas sobre vistoria

Estilo de vida

Seguir a intuição parece ser algo tentador, principalmente quando se trata de investimentos, mas confiar no "sexto sentido" pode não ser tão lucrativo

Estilo de vida

Aqui, você tira as suas dúvidas sobre como manter a saúde em ordem, fazendo o que é necessário para combater a obesidade!

Estilo de vida

A toxoplasmose é causada pelo protozoário Toxoplasma gondii, podendo afetar a visão, o coração e até levar à morte. Por isso, a prevenção é essencial!

Estilo de vida

Saiba como evitar as doenças de adultos em crianças, tais como obesidade, colesterol alto, ansiedade e aprenda a proteger a saúde dos pequenos