Olhos em perigo
“Além da deficiência visual, biologicamente, as mulheres também possuem maiores chance de desenvolver doenças oculares. A catarata, por exemplo, é uma patologia oftalmológica com maior incidência entre elas e acreditam que o motivo principal seja por questões hormonais”, explica Patrícia Moitinho, médica referência em Plástica Ocular e Vias Lacrimais do Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB).
Além desses fatores, os hormônios também podem influenciar. Alias, são alterações hormonais responsáveis pela Síndrome do Olho Seco (diminuição das lágrimas, vermelhidão e sensação de areia nos olhos). “Muitos acreditam que elas são mais suscetíveis a este problema em razão das variações hormonais que ocorrem após a menopausa e desequilíbrio do hormônio estrógeno. Por isso, acompanhamento oftalmológico, especialmente após os 40 anos, é fundamental para prevenir problemas futuros”, orienta Patrícia.
De olho na maquiagem
O cuidado com a maquiagem também é importante. “Atenção dobrada com os cílios postiços”, alerta a especialista. “Esses acessórios podem provocar irritações nos olhos, alergia, infecções e até reduzir a visão. Para evitar danos, é preciso saber a origem, validade e a cola utilizada na fixação dos cílios. Ela é um produto químico que pode gerar alergia e irritação. Se cair dentro do olho pode ainda desencadear uma queimadura química, ocasionando uma ceratite, inflamação da córnea que pode levar o indivíduo a diminuir sua capacidade visual”, conclui a médica.
Fonte: Hospital Oftalmológico de Brasília
Leia também: