A melancia é um excelente alimento para hidratação, já que possui cerca de 90% de água (o que acaba com o inchaço), e contém vitaminas e minerais que auxiliam no equilíbrio orgânico. Além disso, a melancia é rica em licopeno, um poderoso antioxidante estudado como auxílio da prevenção de alguns tipos de câncer, principalmente o de próstata. Mas você já pensou em aproveitar a fruta por inteiro? A gente mostra que é possível!
Não jogue fora!
Geralmente desprezadas, a casca e a entrecasca da melancia (parte branca) são ricas em nutrientes que turbinam a saúde. Elas possuem potássio, cálcio, sódio e citrulina, precursora da arginina, substância que ajuda na hidratação e no relaxamento do músculo dos vasos sanguíneos. Sua parte branca também é um poderoso hidratante. “Mas cuidado: pessoas que sofrem de hipotensão (ou pressão baixa) devem consumir essa parte com moderação”, alerta Aritiane Silva, nutricionista.
Pequenas aliadas
Suas sementes contêm ácidos graxos e licopeno (que proporciona a cor avermelhada da fruta), importante antioxidante. Segundo Aritiane Silva, o chá feito com a semente de melancia é indicado para quem sofre com problemas de hipertensão e também é eficiente no combate à impotência sexual. “Por conter substâncias vasodilatadoras, facilita a circulação do sangue no organismo, além de afastar o indesejável problema da retenção de líquidos”, explica.
Livre de bactérias e agrotóxicos
Para incrementar suas receitas com a casca de melancia, lembre-se de higienizá–la primeiramente usando uma escovinha e água. Coloque a melancia inteira em um recipiente com 1 litro de água e 1 colher (sopa) de água sanitária. Deixe por 15 a 20 minutos, esfregue com a escova e enxágue. Após, use-a sem medo!
Texto: Redação Alto Astral
Consultoria: Aritiane Silva, Bárbara Rescalli Sanches e Isabel Andradem, nutricionistas
LEIA TAMBÉM:
- Depressão pode ser tratada à base de remédios e terapias alternativas
- Terapias alternativas são úteis no tratamento sa ansiedade
- Entenda tudo sobre a síndrome do pânico