Ele parece ter saído de um desenho animado, com sua carinha boa e jeitão atarracado. O Buldogue Americano é todo bonitinho e rechonchudo. Tem cara de amigão sério, e é pau para toda obra. Porém, é um cão que sem a interferência humana dificilmente continuaria a existir, pois sua estrutura física foi altamente alterada no decorrer dos anos e, atualmente, para boa parte dos partos são usadas técnicas cesarianas. Além disso, é muito comum que a reprodução aconteça apenas por inseminação artificial. Para evitar a procriação indesejada é ideal isolar a fêmea durante o cio, ou mesmo ver com seu veterinário a possibilidade de castrar o animal.
Origem – Estados unidos
Pedrigree – O Buldogue Americano começou a ser desenvolvido na Inglaterra, em meados do século XVIII, com o aperfeiçoamento de cães de combate com touros. Seu ancestral era muito maior e tinha uma aparência similar ao Boxer.
Utilização – Cão de guarda e ataque.
Características – Animal robusto, forte, resistente e musculoso, de estatura mediana pelagem curta, dura e lustrosa. Mede entre 58 e 66cm e pesa entre 40 a 55kg. Este animal apresenta faro e sentidos bastante aguçados, sendo extremamente ágil.
Comportamento – Ótimo guardião. É um animal muito inteligente e fiel ao dono, porém, é arisco e até feroz com outros animais e pessoas estranhas fazendo-se necessário o adestramento e socialização, ainda quando filhote. O Buldogue Americano Éémuito bagunceiro e brincalhão, não é raro chegar em casa e encontra-la às avessas, caso o cão ainda não tenha passado por um estágio de educação. Quando socializado e educado, torna-se um grande amigo e protetor, do tipo que não faz bagunça e não incomoda a família.
Cuidados especiais – Cuidados especiais na limpeza das dobras do pescoço, que deve ser feita com água e sabão para evitar infecção.
Problemas de saúde comuns a esta raça – Assaduras, baixa resistência a sarnas e dermatites.
LEIA TAMBÉM
- Descubra quais são os nomes mais comuns de cachorros em 2016
- Saiba tudo sobre a raça Rottweiler, o cão guardião
Texto: Redação Edição: Ana Beatriz Garcia