“Usar salto alto todos os dias e por período prolongado pode trazer desconforto músculo-esquelético, principalmente para coluna e articulações de carga, como quadril, joelho e tornozelo”, alerta o ortopedista e traumatologista Adalto Lima. Andar já é um desafio natural de constante equilíbrio. Quando o calcanhar é elevado pelo uso de salto, ocorre um desequilíbrio biomecânico que projeta o glúteo para trás e o tórax para frente.
Embora seja justamente essa a vantagem estética buscada pelas mulheres, o artifício provoca uma mudança de postura, condição que favorece o surgimento de dores nas costas e causa sobrecarga nas articulações, problemas que podem ser agravados ao longo do tempo.
O que o salto alto pode causar?
*Deficiência nas articulações, pois aumenta a pressão sobre o primeiro e o segundo dedo do pé
*Deformidades como calos, joanetes e dedos de garras
*Encurtamento da musculatura da perna
*Torções de tornozelo
SAIBA MAIS:
Descubra o melhor sapato para usar com calça jeans
Como evitar que a bolsa dê dores nas costas
10 sinais de que a dor nas costas é grave
Tipo mais prejudicial
“Saltos tipo agulha são os que podem causar mais danos, pois, além de altos, são apoiados em hastes finas, que aumentam o esforço muscular para se ter equilíbrio e marchar. Também são mais suscetíveis a torções e quedas. Já os do tipo anabela distribuem melhor a pressão do corpo ao longo do pé, sendo mais confortáveis e estáveis”, explica o especialista.