Connect with us

O que você está procurando?

Muito usado pelas mulheres, o salto alto pode fazer mal à saúde, ainda mais quando utilizado com frequência. Dores nas costas e pés podem surgir.
- FOTO: Shutterstock Images

Salto alto pode trazer riscos à saúde

Muito usado pelas mulheres, o salto alto pode fazer mal à saúde, ainda mais quando utilizado com frequência. Dores nas costas e pés podem surgir.

“Usar salto alto todos os dias e por período prolongado pode trazer desconforto músculo-esquelético, principalmente para coluna e articulações de carga, como quadril, joelho e tornozelo”, alerta o ortopedista e traumatologista Adalto Lima. Andar já é um desafio natural de constante equilíbrio. Quando o calcanhar é elevado pelo uso de salto, ocorre um desequilíbrio biomecânico que projeta o glúteo para trás e o tórax para frente.

Embora seja justamente essa a vantagem estética buscada pelas mulheres, o artifício provoca uma mudança de postura, condição que favorece o surgimento de dores nas costas e causa sobrecarga nas articulações, problemas que podem ser agravados ao longo do tempo.

 

Salto alto pode trazer prejuízos à saúde

FOTO: Vinicius Tupinamba/Colaborador

 

O que o salto alto pode causar?

*Deficiência nas articulações, pois aumenta a pressão sobre o primeiro e o segundo dedo do pé

*Deformidades como calos, joanetes e dedos de garras

*Encurtamento da musculatura da perna

*Torções de tornozelo

 

SAIBA MAIS:

Descubra o melhor sapato para usar com calça jeans

Como evitar que a bolsa dê dores nas costas

10 sinais de que a dor nas costas é grave

 

Tipo mais prejudicial

“Saltos tipo agulha são os que podem causar mais danos, pois, além de altos, são apoiados em hastes finas, que aumentam o esforço muscular para se ter equilíbrio e marchar. Também são mais suscetíveis a torções e quedas. Já os do tipo anabela distribuem melhor a pressão do corpo ao longo do pé, sendo mais confortáveis e estáveis”, explica o especialista.

Advertisement

Estilo de vida

O sal marinho é uma excelente alternativa ao sal comum na hora de cozinhar, pois contém menos sódio e preserva mais nutrientes como magnésio!

Estilo de vida

Os peixes são um grupo alimentar muito rico em ômega-3. Descubra a importância dessa substância para a saúde e inclua essa delícia no dia a dia

Estilo de vida

O pimentão pode ser encontrado em três cores diferentes, mas todos os tipos são igualmente ricos em vitaminas e fonte de saúde.

Estilo de vida

Cuidado na hora de comprar os alimentos no supermercado. Muitos deles parecem inofensivos à saúde, mas escondem alguns perigos!

Estilo de vida

Na gestação, é preciso ter cuidado redobrado com a saúde; quando surgem pequenos problemas, como azia e refluxo, como tratar? Confira 5 soluções seguras!

Estilo de vida

O coco é uma fruta saborosa e que pode ser usado para afastar o risco de tumores e, ainda, fortalecer ossos e cartilagens.

Estilo de vida

Tão grave quanto a desnutrição, a obesidade infantil é um problema que pode comprometer a saúde dos pequenos de forma irreversível ainda na infância

Estilo de vida

Confira os 5 alimentos que, quando inseridos em uma alimentação saudável, ajudam a perder peso de forma efetiva, evitando o efeito sanfona