“A principal qualidade do coco é conter propriedades anticancerígenas. O magnésio contido nele reforça os ossos e as cartilagens”, orienta a nutricionista Daniela Jobst. O alimento ainda age como adstringente em hemorroidas, ajudando na constrição de vasos sanguíneos dilatados. “A melhor forma de consumo é a fruta in natura, pois conserva as propriedades originais”, acrescenta a especialista.
Nutrientes do coco
Ele é fonte excelente de proteínas, gorduras, calorias, carboidratos, vitaminas (A, B1, B2, B5 e C), e ainda de outros sais minerais, principalmente o potássio. “A parte comestível do coco é somente a branca e a água. Existem produtos derivados, como o óleo de coco, rico em triglicerídeos. O produto é utilizado na substituição de outras gorduras no preparo e cozimento dos alimentos, sendo benéfico por possuir atividade anti-inflamatória e ser rico em vitamina E, um poderoso antioxidante”, informa a nutricionista Cassiana Domingues. O ideal é consumir em torno de 2 colheres (sopa) ao dia do óleo em preparações como bolos, peixes, farofas e saladas.
SAIBA MAIS:
Câncer: 3 alimentos que causam a doença e você não sabia
Manga é saudável e ajuda a prevenir tumores
Cálcio previne osteoporose e beneficia a saúde
E a água?
A água de coco é um produto natural e praticamente livre de contaminações. Possui baixo teor calórico e considerável valor nutricional: água − 93%, açúcares − 5%,também contém vitaminas e sais minerais (sódio, potássio, cálcio, magnésio, manganês, ferro, zinco e cobre). “É ideal para a hidratação e 2 ou 3 copos por dia são benéficos, principalmente no verão”, completa Cassiana.
Texto: Lara Vendramini/Colaboradora
Consultoria: Cassiana Domingues e Daniela Jobst, nutricionistas