Connect with us

O que você está procurando?

Confira os 5 alimentos que, quando inseridos em uma alimentação saudável, ajudam a perder peso de forma efetiva, evitando o efeito sanfona
- Foto iStock.com/Getty

Os 5 alimentos mais comentados quando o assunto é perder peso

Confira os 5 alimentos que, quando inseridos em uma alimentação saudável, ajudam a perder peso de forma efetiva, evitando o efeito sanfona

Diversidade de alimentos é sinônimo de variedade de nutrientes. Frutas, verduras, leite e derivados, cereais integrais, carnes magras, leguminosas e aquele docinho – com moderação e em pequena quantidade -, são alguns dos alimentos que, de acordo com a nutricionista Patrícia Cruz, são indicados para integrarem o plano alimentar. A seguir, alimentos que estão ganhando o gosto – e promovendo a saúde – popular.

 

Dicas para evitar gripes e resfriados

Fonte: IStock

 

Arroz integral

Mais popular a cada dia, apresenta O tempo de preparo mais longo que o tradicional (branco) e textura mais firme. “É um tipo de arroz mais nutritivo por conta do processo de fabricação.

Ele tem a casca removida, mas mantém, no grão, uma película nutritiva”, indica a nutricionista Maria Fernanda Perez Kawabata. A profissional destaca, ainda, que, por isso, ele possui mais fibras e vitaminas e menos calorias e carboidratos que o tipo tradicional.

 

Chá verde

Um dos queridinhos do momento no quesito perda de peso saudável, ele apresenta uma substância chamada catequina, que fortalece o sistema imunológico, age contra o acúmulo de gordura corporal e possui ações anticancerígena, digestiva, antioxidante e energizante.

Além disso, o chá tem efeito termogênico, ou seja, acelera o metabolismo. “Algumas bebidas, como o chá verde, ajudam a aumentar a temperatura do corpo, e quanto maior a capacidade de produzir calor, mais calorias e quilos são gastos”, explica a nutróloga e médica ortomolecular Tamara Mazaracki.

 

Saiba mais:

Óleos antigabarriga: escolha o seu!

Temperos que substituem o sal

Conheça o caminho para alimentação saudável

 

Óleo de coco

É um dos alimentos mais comentados atualmente por poder ser utilizado tanto como tempero, em iogurtes e doces (se acrescentado à comida) quanto para a beleza do cabelo e da pele (se usado diretamente nessas regiões). No primeiro caso, é muito escolhido por acelerar o metabolismo.

“Como a gordura do óleo de coco não precisa de enzimas especiais para ser absorvida e transforma-se rapidamente em energia, não fica depositada no corpo. Por isso, é considerada termogênica e ajuda no emagrecimento”, esclarece a nutricionista Lilian Speziali. O cuidado deve ser quanto ao excesso, sendo o recomendado até 2 colheres (sopa) por dia, contando todos os outros tipos de óleos consumidos.

 

Chocolate amargo

Este tipo é o que concentra mais cacau e, por isso, abriga grande parte de seus nutrientes, como ferro, fósforo e vitaminas A, C, E e do complexo B. O chocolate amargo que apresenta pelo menos 70% de cacau na composição, é rico em polifenóis que combatem os radicais livres, prevenindo doenças cardiovasculares e até mesmo o câncer”, explica nutricionista Greice Caroline Baggio.

O alimento também atua nos níveis de serotonina e dopamina, neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar. Mas, atenção: consuma com moderação! Dois quadradinhos por dia garantem os benefícios e ajudam a matar a vontade de comer de doce.

 

Shutterstock Images

 

Gengibre

Boa opção para auxiliar na cura de gripes e resfriados, o gengibre é versátil e promove diversas vantagens à saúde. “Ele apresenta uma substância chamada gingerol, que tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias”, sintetiza a terapeuta homeopata Patrycya Henia Rigonato. E,  por ser termogênico, auxilia na perda de peso.

Ações anticoagulante, vasodilatadora, digestiva e analgésica são algumas outras atuações do alimento em prol da saúde. Gestantes e pessoas com hipertireodismo devem consultar um profissional antes da ingestão.
Texto Ana Beatriz Casali/Colaboradora

Consultoria Maria Fernanda Perez Kawabata, nutricionista; Tamara Mazaracki, nutróloga e médica ortomolecular; Lilian Speziali, nutricionista; Greice Caroline Baggio, nutricionista  Patrycya Henia Rigonato, terapeuta homeopata

 

Advertisement

Estilo de vida

Encontradas principalmente em carnes vermelhas e frituras, as gorduras saturadas podem acarretar em diversas complicações.

Estilo de vida

O inchaço facial é menos recorrente que outros tipos de edema, mas pode ser causado por problemas graves, como infecções e bruxismo.

Estilo de vida

O sal é um dos principais temperos da alimentação diária, contudo, o consumo excessivo pode ter efeitos negativos para saúde

Estilo de vida

Para melhorar seu desempenho durante os treinos, invista na tapioca! Por conta do carboidrato de alto índice glicêmico, ela fornece energia rapidamente.

Estilo de vida

A maçã é uma fruta poderosa, fácil de encontrar e muito versátil. Basta 1 unidade por dia para seu cérebro e memória sentirem a diferença!

Estilo de vida

Apesar de ser essencial para a produção de diversas receitas, o açúcar não contém nenhum nutriente e pode trazer consequências ruins se consumido em excesso

Estilo de vida

Eles são práticos, mas podem afetar as glândulas endócrinas e até causar câncer. Saiba quais são os riscos do uso dos potes de plástico e como minimizá-los.

Estilo de vida

Os transtornos mentais são a terceira maior causa de afastamentos do trabalho, segundo estudo. Conheça os principais