A goma da tapioca é feita a partir da fécula da mandioca e tem poucas calorias. É isenta de glúten, conservantes, gorduras trans e hidrogenadas e contém pouco sódio. Em compensação, é fonte de carboidratos: aproximadamente 16g em duas colheres (sopa) do alimento.
Carboidratos de alto índice glicêmico são, muitas vezes, vistos como vilões, porém a história muda quando combinados com os treinos, uma vez que são responsáveis por fornecer energia. Portanto, dessa forma, os presentes na tapioca são os mocinhos!
“Para ganho de força e definição muscular, o consumo de energia antes e depois do treino é muito importante. E, neste caso, ingerir carboidrato de alto índice glicêmico é o ideal”, explica a nutricionista Camila Buitoni.
Para quem tem treinos mais pesados, a falta de fibras pode ser um ponto negativo – mas que é facilmente revertido: “caso os exercícios sejam intensos, é interessante acrescentar à massa da tapioca uma fonte de fibras, como sementes de chia, linhaça ou aveia para prolongar o fornecimento de energia e diminuir o índice glicêmico”, indica a nutricionista Christiane Bergamasco. Por ajudar na recuperação de energia, pode ser utilizada também no pós-treino.
Recheios saudáveis
Na hora de rechear a tapioca, fuja de ingredientes gordurosos, que podem prejudicar o treino e a saúde. “Evite a adição de gorduras e açúcares (creme de leite, leite condensado, chocolate branco e ao leite), transformando-a em um alimento de alto índice glicêmico e hipercalórico”, adverte Christiane. A tapioca deve ser consumida em horário regular.
De acordo com a profissional, o indicado é ingeri-la 30 minutos antes dos exercícios, sempre combinada com alguma proteína magra, como creme de ricota, queijo branco magro, atum ou ovo. “Acrescentar condimentos como orégano, cúrcuma e pimenta, confere à tapioca característica anti-inflamatória, importante para minimizar lesões musculares”, diz a nutricionista.
Saiba mais:
Treino funcional com 5 exercícios para perder barriga
Aprenda a fazer as tapiocas coloridas
Coração mais forte com 30 minutos de exercícios diários
Consultoria Camila Buitoni, nutricionista; Christiane Bergamasco, nutricionista; Patricia Davidson, nutricionista