Embora o mais comum seja relacionar o inchaço a pés, mãos e barriga, esse problema também pode atingir o rosto. Mas, afinal, as causas para que essa versão da doença aconteça são as mesmas que favorecem o surgimento do famoso inchaço abdominal?
Principais motivos do inchaço facial
São vários os fatores que podem ocasionar o edema facial, que vão desde a pressão colocada na face durante o sono até problemas mais graves, como reações alérgicas. A seguir, você conhece um pouco sobre os principais motivos que levam a esse quadro.
Distúrbios das glândulas salivares: as duas maiores glândulas salivares estão localizadas logo atrás do ângulo da mandíbula, em frente às orelhas, e elas podem aumentar de tamanho em decorrência de fatores como infecções bacterianas e tumores. Então, para descobrir a verdadeira causa do inchaço, o recomendado é procurar um profissional da saúde.
SAIBA MAIS:
Descubra as vantagens de usar esmaltes hipoalergênicos
Lupus: conheça os principais sintomas da doença
Conheça 5 alimentos capazes de afastar o edema
Infecção: você já acordou e percebeu que seus olhos estavam grudados e inchados? Esses sintomas são clássicos da conjuntivite, doença que pode gerar um edema no rosto. A boa notícia é que, apesar da dor, ela pode ser tratada facilmente, desde que a pessoa busque ajuda médica.
Bruxismo: algumas pessoas têm o costume de ranger os dentes com bastante frequência, principal característica do bruxismo. Como consequência dessa doença, é possível que o rosto fique inchado.
Alívio em casa!
Em muitos casos, é possível aliviar o inchaço com medidas simples. Depois de procurar um médico, você pode contar com a ajuda da massagem, por exemplo. “Ela promove o aumento da circulação sanguínea, o relaxamento muscular, o alívio da ansiedade e a diminuição da insônia, do estresse e do inchaço”, recomenda Ariane Schultz de Carvalho, fisioterapeuta.
Consultoria Ariane Schultz de Carvalho, fisioterapeuta