Connect with us

O que você está procurando?

Tão grave quanto a desnutrição, a obesidade infantil é um problema que pode comprometer a saúde dos pequenos de forma irreversível ainda na infância
- Foto: Shutterstock Images

De olho na obesidade infantil!

Tão grave quanto a desnutrição, a obesidade infantil é um problema que pode comprometer a saúde dos pequenos de forma irreversível ainda na infância

A obesidade infantil é um assunto cada vez mais em evidência nos dias de hoje. No Brasil, estima-se que mais de 11% das crianças são obesas, um número bastante assustador! E estar acima do peso não é só questão estética. Ela pode levar a diversos problemas de saúde, tais como diabetes tipo 2, doenças circulatórias e cardíacas, alterações ósseas e de crescimento.

criança_comendo_hamburguer

Foto: Shutterstock Images

Maus hábitos

“Apenas 3% dos casos mundiais de obesidade têm causas genéticas, metabólicas ou endócrinas. Portanto, 97% acontecem por conta do sedentarismo, da alimentação inadequada e de aspectos emocionais ou culturais”, diz a professora Cláudia Cezar, doutora em nutrição humana aplicada e coordenadora do Núcleo de Estudos sobre Obesidade e Exercícios Físicos da Universidade de São Paulo (USP).

Para descobrir quando os quilos a mais tornam-se motivo de alerta, é preciso contar com o apoio e orientação dos profissionais de saúde e a orientação também da escola, ambiente que interfere diretamente na qualidade da alimentação infantil. O diagnóstico é feito com base em parâmetros estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), considerando o sexo, a idade, o índice de massa corporal, o peso e a altura da criança.

LEIA TAMBÉM:

Vencendo a balança

Emagrecer não é tarefa simples, e alguns fatores podem agravar os quadros de obesidade: quanto mais cedo aparecer, mais tempo permanecer e mais grave for o nível da doença, mais difícil o tratamento se torna. Contudo, é totalmente possível e, especialmente entre as crianças, os resultados são muito satisfatórios. “No caso delas, os efeitos colaterais causados pelos medicamentos não compensam o seu uso, que é quase sempre desnecessário. O fundamental é mudar o comportamento”, afirma Cláudia.

Pelo fato da principal mudança ser de atitude, a família torna-se essencial no processo. “Os pais não podem ser manipulados pela vontade dos filhos de comer itens calóricos e pouco nutritivos, pois são os responsáveis por apresentar e oferecer alimentos saudáveis.

A família também precisa se alimentar bem, pois são comprovados os efeitos alcançados pelos bons exemplos. Além disso, a comida deve ser apreciada com prazer e autonomia, de modo que a criança entenda o porquê de suas escolhas alimentares”, orienta Cláudia. E claro, a prática de atividades físicas com regularidade, fundamental para a saúde não pode ficar de fora.

 

Dicas para evitar obesidade infantil

Imagem: Editora Alto Astral

Consultoria: Cláudia Cezar, doutora em nutrição humana aplicada e coordenadora do Núcleo de Estudos sobre Obesidade e Exercícios Físicos da Universidade de São Paulo (USP); Isaac Benchimol, chefe do Serviço de Endocrinologia do Hospital dos Servidores do Rio de Janeiro; Elaine Pádua, nutricionista

Advertisement

Estilo de vida

Confira os 5 alimentos que, quando inseridos em uma alimentação saudável, ajudam a perder peso de forma efetiva, evitando o efeito sanfona

Estilo de vida

Encontradas principalmente em carnes vermelhas e frituras, as gorduras saturadas podem acarretar em diversas complicações.

Estilo de vida

O inchaço facial é menos recorrente que outros tipos de edema, mas pode ser causado por problemas graves, como infecções e bruxismo.

Estilo de vida

O sal é um dos principais temperos da alimentação diária, contudo, o consumo excessivo pode ter efeitos negativos para saúde

Estilo de vida

Para melhorar seu desempenho durante os treinos, invista na tapioca! Por conta do carboidrato de alto índice glicêmico, ela fornece energia rapidamente.

Estilo de vida

A maçã é uma fruta poderosa, fácil de encontrar e muito versátil. Basta 1 unidade por dia para seu cérebro e memória sentirem a diferença!

Estilo de vida

Apesar de ser essencial para a produção de diversas receitas, o açúcar não contém nenhum nutriente e pode trazer consequências ruins se consumido em excesso

Estilo de vida

Eles são práticos, mas podem afetar as glândulas endócrinas e até causar câncer. Saiba quais são os riscos do uso dos potes de plástico e como minimizá-los.