São tantas indicações de consumo para trazer mais qualidade nas refeições que, muitas vezes, não sabemos em quais acreditar. Por isso, os nutricionistas Rogério Oliveira e Renata Miranda responderam as dúvidas mais comuns sobre alimentação saudável. Confira!
1. Adoçante é mais saudável que açúcar?
Depende. “O açúcar refinado seria a pior opção se comparada as outras. Porém, o aspartame também é um péssimo adoçante. As melhores opções são: açúcar de coco e os adoçantes como estévia e xylitol”, explica Rogério.
2. Consumir sucos de caixinha (néctares) no lugar de refrigerantes é saudável?
Falso. Ambos trazem malefícios à saúde, por isso, a melhor opção é o suco natural. “Os néctares são bebidas que podem ter adoçantes, corantes, conservantes e outros aditivos. Esse tipo de produto possui cerca de 30% de suco original da fruta”, esclarece Renata.
3. Laranja auxilia a digestão de comidas pesadas, como a feijoada?
Verdadeiro. “Ela possui propriedades que impedem a absorção total dos nutrientes ingeridos, portanto, causa sensação maior de leveza após uma refeição muito pesada”, afirma Rogério.
Saiba mais:
Como melhorar a alimentação de adolescentes, você sabe?
Ganhe dinheiro vendendo comida saudável
4. Proteína animal é essencial para a saúde?
Falso. “Existem fontes proteicas vegetais. Leguminosas como lentilha, feijão, soja e grão-de-bico são boas opções de proteínas”, indica Rogério.
5. Leite de soja pode substituir o de vaca?
Depende. “Os melhores substitutos seriam o leite de arroz, castanhas, coco e amêndoas”, afirma Rogério.
Consultoria Rogério Oliveira, nutricionista; Renata Miranda, nutricionista