“Nem tudo que reluz é ouro”, já dizia o velho ditado, e não é que ele tem toda a razão? Por muito tempo, alguns alimentos foram incluídos no cardápio por serem considerados saudáveis e por serem amigos da dieta. O problema é que, com o tempo, foi descoberto que esses aliados, na verdade, são vilões. Confira alguns deles!
Sopas instantâneas
Elas são refeições leves e saudáveis, certo? Infelizmente, nem sempre. Quando preparadas em casa com alimentos naturais, são uma ótima pedida. O problema é que, ao contrário das caseiras, as sopas instantâneas não têm valor nutricional significativo, além das altas concentrações de sódio. Por isso, passe longe desses produtos.
Saiba mais
5 ingredientes para desintoxicar o organismo!
Câncer: 3 ingredientes que causam a doença e você não sabia
Invista em 13 opções de fibras
Refrigerantes zero
Por não terem calorias, muitas vezes são vistos como benéficos para a dieta, podendo ser consumidos à vontade. O fato é que o risco está em outros componentes: aditivos químicos, gás e corantes, que são verdadeiros vilões da saúde. Além disso, possuem mais sódio do que o normal, facilitando a retenção de líquidos e, com ela, o inchaço. “De modo geral, as pessoas que consomem tudo light ou zero têm uma grande dificuldade de perder peso, até porque existe a tendência de exagerar na dose”, explica a nutróloga e médica ortomolecular Tamara Mazaracki.
Suco de caixinha
Eles são uma opção bem mais saudável que os refrigerantes, certo? Na verdade, não. Muitos dos sucos vendidos nos supermercados são néctares. Mas o que isso significa? Que a maior parte da bebida é composta por uma mistura de água, açúcar e aditivos químicos, apesar de o Ministério da Agricultura prever que esse tipo de líquido deve ter pelo menos de 30% a 50% de suco. Só para você ter noção, 3 copos (750ml) da bebida industrializada têm a mesma quantidade de calorias que uma porção média de batata frita. Dá para imaginar? Por isso, não se engane! Opte por sucos naturais e, se possível, pela fruta in natura, pois uma unidade é menos calórica do que um copo de suco com duas ou três frutas.
Texto Juliana Mesquita/Colaboradora
Consultoria Tamara Mazaracki, nutróloga e médica ortomolecular