O leite possui a maioria dos elementos essenciais – micronutrientes, aminoácidos e ácidos graxos – em quantidades maiores do que em qualquer outro produto isolado. Além disso, contém proteínas de alta qualidade, cálcio e substâncias bioativas. Também fornece proteínas e carboidratos, dois grandes aliados do bom funcionamento do cérebro. Tanto um quanto o outro são fontes de energia para a mente. Essas substâncias ajudam os neurônios a fazer suas redes. Elas atuam em um momento importante, que é a formação de sinapses, justamente quando o que a pessoa vê durante o dia é catalisado. E tem mais: o leite é um dos alimentos mais ricos em cálcio, mineral que compõe e fortalece ossos e dentes, prevenindo a osteoporose.
Quanto consumir? Pelo menos 1 copo de leite desnatado por dia.
Sem gordurinhas extra!
Outra boa função do cálcio no organismo é evitar o acúmulo de gordura na região abdominal, de acordo com recentes pesquisas científicas. Mas não é apenas fornecendo o mineral que o leite pode ajudar a perder peso. A mistura dos seus nutrientes, o próprio cálcio e a proteína podem melhorar a capacidade do corpo de queimar gordura, contribuindo com o emagrecimento. No caso de incluir leite e derivados na dieta, existe um porém: como a versão integral é rica em gorduras, o ideal é consumir apenas o que for desnatado ou light.
Soro da memória
Pesquisas revelaram que o soro do leite melhora o desempenho cerebral. Veja como prepará-lo: em um litro de leite (A ou B – de saquinho), misture o suco de um limão. Deixe descansar entre quatro e 12 horas, até coagular. Depois, coe para separar a parte sólida da líquida, com uma peneira bem fina. O líquido resultante é o soro da memória, que deve ser conservado na geladeira por três a cinco dias.
LEIA MAIS
- O estresse pode prejudicar a sua mente: descubra por que
- Anda muito esquecida? Veja 5 exercícios para a memória
- Quer saber como sua memória funciona? Confira aqui!
Texto: Redação Alto Astral