Quando perdemos uma boa porcentagem do nosso peso, o organismo interpreta esse emagrecimento como uma situação de perigo e desacelera o metabolismo. Apesar de ser um processo natural, essa diminuição na queima de calorias dificulta ainda mais a manutenção do peso. Sendo assim, dê uma mãozinha para o seu corpo adotando algumas medidas simples logo depois da dieta.
1 – Manutenção com exercícios
As atividades físicas deixam o metabolismo a todo vapor e ajudam a queimar as calorias consumidas além da conta.
2 – De olho no prato
Evite o consumo exagerado de gorduras, doces e massas nas primeiras semanas após a dieta. Com o metabolismo desacelerado, as chances dos excessos se transformarem em pneuzinhos são bem maiores.
3 – Chá verde para queimar
Essa bebida poderosa estimula o organismo a queimar calorias durante a sua digestão.
4 – Lei da compensação depois da dieta
Em caso de deslize, compense o prejuízo comendo menos nas refeições seguintes. Mas, cuidado: não pule refeições e evite fazer da compensação um hábito.
5 – Fibras contra a fome
Encontradas nas frutas, verduras e cereais, as fibras viram uma espécie de “esponja” no estômago quando consumidas acompanhadas de água. Além de ajudar no trânsito intestinal, elas proporcionam saciedade e espantam para longe a fome fora de hora.
Texto: Leonardo Valle/Colaborador | Consultoria: Ângela Cardoso, nutricionista, e tabela nutricional da Universal Estadual de Campinas (Unicamp)
LEIA TAMBÉM
- Manter a glicemia controlada pode garantir a perda de peso
- Pilates, ioga e outros exercícios que viraram mania entre as celebridades!
- Café da manhã de atleta: como se alimentar antes dos exercícios