Tire suas dúvidas sobre alguns grãos e cereais e aproveite o melhor desse grupo alimentar!
Consumir soja auxilia a reposição hormonal
Verdade! Alimentos à base de soja são ricos em isoflavonas, proteínas e cálcio, podendo ser uma opção para a reposição hormonal, foi o que constatou uma pesquisa realizada pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).
Grãos e cereais integrais ajudam a emagrecer
Verdade! Esses alimentos garantem sensação de saciedade por mais tempo, fazendo com que você coma menos, e ainda combatem a prisão de ventre. “Definitivamente, os grãos e cereais integrais são o caminho para manter a saúde e a boa forma”, frisa a médica ortomolecular e nutróloga Tamara Mazaracki.
Linhaça só faz efeito se for consumida triturada
Depende! Para proporcionar os efeitos desejados, como redução nos níveis de colesterol ruim (LDL), melhoria no funcionamento do intestino e prevenção do diabetes, as sementes de linhaça devem ser trituradas. Isso é possível através da mastigação, mas nem todas as sementinhas são contempladas nesse processo. “Para um melhor aproveitamento, o ideal é triturar a linhaça no liquidificador. Em um pote com tampa e guardada dentro da geladeira, dura até 3 dias”, ensina a nutricionista Lilian Speziali.
Saiba mais
Coma mais sementes para melhorar a saúde
Farinhas funcionais para substituir a de trigo
Pipoca engorda e faz mal à saúde
Depende. Embora seja bastante calórico (quando preparado com óleo ou manteiga), esse alimento derivado do milho é rico em fibras e proteínas, que regulam o intestino e participam da formação dos músculos. Ou seja, consumida com moderação, pode fazer bem.
Cevada serve apenas como ingrediente da cerveja
Mito! “O consumo de cevada contribui para o controle da glicemia e do colesterol. Rica em fibras, também melhora o funcionamento intestinal”, afirma a nutricionista Greice Caroline Baggio.
Consultoria Tamara mazaracki, médica ortomolecular e nutróloga; Lilian Speziali e Greice Caroline Baggio, nutricionistas
Fonte Unicamp (Universidade estadual de Campinas)