A perda de um ente querido, a frustração com o trabalho ou até mesmo problemas conjugais podem ser a causa para o desenvolvimento da depressão. A doença, que geralmente é tratada com psicoterapia e medicamentos, ganhou mais aliados.
Com a adoção de alguns hábitos saudáveis, é possível combater a depressão e, de quebra, garantir mais saúde. “Um estilo de vida equilibrado, que inclua atividade física regular e alimentação adequada, bem como a presença de vínculos afetivos, é considerado um fatore protetor contra a depressão, além de ajudar na recuperação de quem já sofre com o problema e diminuir as chances de recaída”, afirma a psiquiatra Mara Fernandes Maranhão.
1. Durma bem
A recomendação é dormir, pelo menos, 8 horas diárias. O cansaço pode contribuir para um maior nível de irritação e mau humor, itens que agravam a depressão.
2. Viaje
Talvez você precise de um lugar diferente para relaxar e pensar em tudo aquilo que está acontecendo na sua vida. Além disso, é possível conhecer novas culturas, outras pessoas e aprender coisas diferentes. Pode ter certeza que a volta será bem mais relaxada.
3. Leia
Os livros permitem um mundo de imaginação, o que pode colaborar para esquecer (pelo menos por um tempo) os problemas causados pela depressão.
4. Ajude outras pessoas
Uma pesquisa conduzida pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, concluiu que o trabalho voluntário aumenta a expectativa de vida das pessoas que querem ajudar ao próximo. De acordo com o estudo, o voluntariado estimula a produção de hormônios que combatem o estresse e produzem a sensação de bem-estar.
5. Aceite-se
Preocupações excessivas com a aparência podem desencadear ansiedade e, em casos mais graves, problemas relacionados à própria imagem, como bulimia e anorexia. Por isso, faça as pazes com o espelho. Você não precisa seguir nenhum padrão. Apenas seja você mesmo!
6. Perdoe
“Pensamentos negativos e comportamentos hostis frente ao desafeto causam desgastes físico e emocional, além de outras doenças relacionadas ao nível de estresse no organismo”, enfatiza a psicóloga Izabel Cristina. Minimizar o sofrimento — tanto para quem perdoa quanto para quem pede perdão — ajuda a proteger a saúde.
7. Conte até 10
Ficar estressado e extremamente preocupado não resolve nenhum problema. Tente relaxar, o coração agradece.
8. Desligue a TV
Passar o dia todo em frente à televisão pode impedir o aproveitamento das inúmeras possibilidades que a vida oferece. Saia com os amigos, pratique atividades físicas e não deixe o desânimo tomar conta de você.
9. Invista em algo novo
Aprender um idioma diferente, praticar alguma atividade física ou até mesmo cursar uma faculdade que lhe interesse pode ser muito gratificante e construtivo, além de contribuir para acabar com o ócio e afastar os pensamentos ruins.
10. Pare de fumar
Além de prejudicar a saúde, a nicotina — presente no cigarro — gera ansiedade e alterações no humor, o que não é nada bom para quem sofre de depressão.
11. É hora de arrumar
Manter um ambiente sujo e bagunçado pode causar desânimo e mal-estar. Além disso, não é nada saudável, já que pode causar alergias.
12. Sol, por favor!
Uma pesquisa realizada pela Universidade de Bristol, na Inglaterra, constatou que tomar 15 minutos de sol diariamente estimula a produção de serotonina, dopamina e melatonina, substâncias que são responsáveis pelo bem-estar e bom humor.
13. Faça amigos
Nada melhor do que novas amizades para deixar a vida mais colorida. Mas atenção: não se esqueça das velhas. Junte todos os amigos e divirta-se!
Texto: Redação Alto Astral
Consultoria: Izabel Cristina, psicóloga; Mara Fernandes Maranhão, psiquiatra
LEIA TAMBÉM:
- Depressão pode ter ligação com ansiedade e outros distúrbios
- Combinação de vários fatores pode ser a causa da depressão
- 7 importantes dicas para prevenir a depressão