Como o excesso de sal na alimentação é um hábito prejudicial ao organismo, especialistas indicam a redução desse ingrediente, tornando as preparações alimentícias mais saudáveis. E, se você acha que vai demorar a se adaptar com comidas menos salgadas, aí vai uma boa notícia: o paladar humano é capaz de adotar novos costumes com uma rapidez surpreendente! Então, pensando nisso, listamos 3 dicas simples que vão ajudá-lo a reduzir a quantidade de sal que você consome.
1. Esconda o saleiro
Existem estudos que comprovam que, quanto mais alimentos você colocar em seu prato, maior será a quantidade consumida – mesmo que já esteja saciado. E com o sal não é diferente! Ou seja, se você tiver acesso liberado a esse ingrediente, a tendência é usá-lo com mais frequência. Dessa forma, vale à pena deixar o saleiro longe do seu alcance quando estiver cozinhando ou comendo. Uma boa dica é colocar o moedor de pimenta e ervas à mesa, no lugar do sal.
2. Leia os rótulos
Todas as informações sobre os alimentos estão contidas no rótulo, ou seja, é possível descobrir se aquilo que você vai comer é rico em sódio ou não. Mas atenção: apesar do sal ser representado pelo sódio nas tabelas nutricionais, 5 gramas de sal equivalem a 1,95 gramas de sódio.
3. Na hora de cozinhar
Quando for fazer alguma comida em casa, preste bastante atenção nos ingredientes que está adicionando à receita. Assim, fica mais fácil controlar a quantidade de sal que você ingere, prevenindo diversas doenças.
LEIA MAIS:
- Açúcar das frutas: saiba qual a quantidade ideal para consumir
- Afinal, o açúcar é mesmo vilão da saúde?
- Alimentação vegana: veja 4 opções de alimentos para a praia