Muitos estudos sugerem que o cacau, conhecido e referido como chocolate, é responsável por liberar substâncias químicas no cérebro que nos dão bom humor e alegria. Apesar de nada provado nesse sentido, é certo que o cacau é um ótimo auxiliar digestivo, estimula o fluxo sanguíneo para o coração e ajuda nos congestionamentos nasais. Conheça as propriedades e os benefícios desse alimento!
O cacau contém cafeína e teobromina, duas substâncias químicas que têm inúmeras propriedades:
- Estimulante: por conter uma pequena percentagem de cafeína, o cacau pode combater a sonolência e trazer um estímulo natural ao organismo sem causar tanta irritabilidade e nervosismo como o café.
- Auxiliar digestivo: a teobromina é responsável por relaxar o aparelho digestivo. Por isso, é indicado comer um pouco depois das refeições, mas sem exagerar. Ele dá a sensação de saciedade e compõe o estômago.
- Bronco dilatador: a cafeína e a teobromina derivam da teofilina, uma substância que dilata os brônquios. Assim, as duas substâncias causam efeitos semelhantes, importantes para o organismo. Ótimo para aliviar o congestionamento do peito causado por gripes ou constipações.
Os seus benefícios
Da sua composição, fazem parte outras substancias como vitaminas B e D, flavonóides, óleos essenciais e substâncias proteicas. Por ser rico em flavonóides, poderosos antioxidantes, o cacau auxilia o organismo na luta contra os radicais livres, além de contribuir no combate a doenças do coração e a diabetes tipo 2. A sua ingestão controlada na forma de chocolate, principalmente o meio amargo e o amargo, reduz a tensão arterial, o LDL, (o colesterol ruim) e a aterosclerose.
Além disso, pode reduzir inflamações e atua contra a obstrução dos vasos sanguíneos. O importante é não exagerar nas doses diárias. Por conter cafeína, pode criar uma pequena dependência ou problemas derivados desta substância como dores de cabeça, ansiedade e níveis de colesterol altos, por isso, caso tenha algum problema relacionado com essas enfermidades, deve seguir as indicações do seu médico e restringir o seu consumo.
A sua constituição
Árvore pertencente à família das Sterculiaceae, o cacaueiro pode atingir até os 6 m de altura e é originário das florestas tropicais das Américas Central e do Sul. Desenvolve-se em solos úmidos e em clima bastante quente. O seu meio de propagação é por sementes, de onde são extraídas os grãos do cacau. Já a sua fruta apresenta uma casca grossa e amarela e dentro dela estão as sementes envoltas por uma polpa branca de sabor ácido, aproveitada também para doces e sucos.
Usos
- Na saúde: estimulante do aparelho urinário, indicado para tratar do esgotamento físico, fissuras da pele, mais especificamente dos lábios e bicos dos seios, auxiliar digestivo e estimulante das vias respiratórias.
- Na cozinha: bebidas quentes, doces, bolos, bolachas, licores, etc.
- Na beleza: a manteiga de cacau, obtida pela moagem das sementes, é uma aliada contra a pele seca. O chocolate é usado em cremes faciais, corporais e para cuidar do cabelo.
- Contra-indicações: crianças e adultos sensíveis aos estímulos do chocolate não devem consumir sob qualquer forma. Pessoas que sofrem de insónias, irritabilidade ou hiperactividade, grávidas e lactantes devem moderar o seu consumo.
Texto: Redação Alto Astral
LEIA TAMBÉM:
- Saiba mais sobre os benefícios da alfarroba para a saúde
- 6 versões de chocolate para inserir na dieta
- 4 hábitos – possíveis! – para incluir na rotina e perder peso