O Carnaval já está chegando, e esse é um momento cheio de animação e alegria. Porém, para a folia não acabar se tornando dor no dia seguinte, é melhor tomar alguns cuidados. Afinal, nessa festança, muita gente acaba ficando de pé um bom tempo, por vezes usando roupas ou sapatos não tão confortáveis, o que aumenta muito os casos de dores nos pés e na coluna nesses dias.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), problemas musculoesqueléticos são comuns no Carnaval. A sobrecarga na coluna, nos joelhos e nos pés pode causar inflamações, dores crônicas e até lesões mais sérias, tornando a prevenção fundamental.
Segundo o Dr. Brasil Sales, ortopedista, acupunturista e especialista em medicina intervencionista da dor, uma das principais medidas nesse sentido é justamente escolher calçados mais confortáveis para a folia. “O ideal é optar por tênis ou sapatos com amortecimento e bom suporte para os pés. Sandálias rasteiras, chinelos e saltos não são indicados”, orienta.
Mas quais as outras dicas que você deve seguir para evitar as dores nos pés e coluna, assim como nas articulações no geral, no carnaval? Veja a seguir:
Dicas para evitar as dores no Carnaval
O especialista explica que uma das dicas é intercalar os pulos e danças com momentos de descanso. Assim, você sobrecarrega menos o seu corpo, especialmente os joelhos e tornozelos. “Além disso, beber bastante água auxilia na lubrificação das articulações, diminuindo o impacto causado pelo esforço prolongado”, afirma.
Outra medida ideal é se alongar durante o dia. “Alongar-se antes de sair para os blocos ajuda a preparar a musculatura e prevenir lesões. Após a festa, dedicar alguns minutos ao alongamento pode aliviar tensões e minimizar o risco de dores no dia seguinte”, diz o médico.
A escolha da fantasia também é importante. Se ela for muito pesada, vai aumentar bem as chances de dores nesse Carnaval. Assim, o melhor é escolher adereços leves e bem ajustados ao corpo.
Além disso, o Dr. Brasil Sales recomenda que os foliões evitem permanecer muito tempo na mesma posição e mantenham a postura ereta ao dançar e caminhar para reduzir o impacto sobre a coluna.
