Limpar os vidros, seja de casa ou do escritório, é uma prática que ajuda a manter o ambiente limpo e com boa aparência. Apesar de ser uma tarefa simples, existem dicas que são infalíveis para evitar o surgimento das terríveis manchas na superfície.
Por isso que, para ajudar nesta tarefa, Luiz Rudinei Rodrigues, especialista em limpeza e franqueado das unidades Não-Me-Toque/RS e Sarandi/RS da Maria Brasileira, maior rede de limpeza residencial e empresarial do país, revelou três dicas para uma limpeza impecável.
Cuidados na limpeza de vidros
Antes de começar a limpar os vidros, Rudinei lembra que são necessários alguns cuidados, como, por exemplo, não utilizar produtos que sejam à base de solvente e ácido, e abrasivos como a água sanitária. “Também não use itens ásperos na hora de esfregar o vidro, prefira sempre o lado macio da esponja, pano de microfibra e flanela, que não soltam muitos fiapos. E nunca passe os produtos diretamente nos vidros, aplique-os em um pano ou esponja antes”, alerta.
O especialista também ressalta a necessidade de sempre fazer aquele teste em um pedacinho do vidro antes de começar a limpeza. “Caso a mancha ou mofo não melhore, procure uma empresa especializada. A ajuda profissional é uma ótima opção. Desta forma, fica para os moradores fazer somente a manutenção do serviço que foi contratado”, reforça Luiz Rudinei Rodrigues.
Como limpar vidros sem deixar manchas?
1. Palha de aço fino
Muito usado na cozinha para arear panelas, a palha de aço fino é um excelente aliado para limpar vidros, especialmente o box do banheiro. “Passe-o por toda a superfície antes de começar a limpeza para eliminar os resíduos de gordura”, ensina Luiz Rudinei. “Mas um detalhe muito importante, o vidro deve estar totalmente seco para evitar riscos e danos no material”, alerta o especialista. Ao finalizar o polimento, use água corrente para retirar o pó causado pela sujidade.
2. Detergente neutro
O detergente neutro também é ideal para limpar vidros mais engordurados. Dessa forma, coloque num borrifador 100ml de água com 20 ml de detergente neutro e espalhe a solução pela superfície. Assim, use uma esponja macia para esfregar o vidro. Se necessário, repita o procedimento. Então, retire todo o excesso de espuma e logo em seguida passe um pano seco de microfibra em todo o local. “O detergente neutro beneficia quem tem alergia a odores, já que ele não deixa cheiro”, diz o especialista.
3. Limpa vidros
O produto blinda os vidros contra marcas e dá brilho, além de repelir água e sujeiras. “Ele possui uma tecnologia avançada, com moléculas de rápida ação, que penetram e removem todos os tipos de sujidades do dia a dia das superfícies, sem deixar manchas e com secagem rápida, podendo ser aplicado também em acrílico”, explica o profissional. “Basta aplicar o produto com um borrifador e, então, usar uma flanela macia para esfregar e outra para secar a superfície”, completa.
