Nas estações mais frias e com o ar mais seco, como as que o Brasil vive no momento, a pele tende a sofrer. Isso porque a sua hidratação diminui, o que é prejudicial, tanto para a sua aparência quanto para a sua saúde.
Dessa forma, essa temporada pede por cuidados redobrados com a pele. E uma das maiores suas maiores aliadas, nesse sentido, pode ser a alimentação, viu? “Durante o outono, é comum notarmos a pele mais opaca, sensível ou até descamando. Nessa fase, alimentos ricos em gorduras boas, antioxidantes e vitaminas são fundamentais para manter a hidratação e elasticidade natural da pele”, explica Carla Fiorillo, nutricionista.
A seguir, a especialista, que é Coordenadora de Conteúdo do Professional HUB da Puravida, dá dicas de uma boa alimentação para a saúde da pele nessas estações e sempre:
Dicas de alimentação para a saúde da pele
Os alimentos que a nutricionista recomenda que sejam incluídos na sua dieta para a saúde da pele são:
- Abacate e oleaginosas (como nozes e castanhas): Fontes de gorduras boas, que ajudam a manter a integridade da pele
- Cenoura, abóbora e batata-doce: Ricos em betacaroteno, um antioxidante que contribui para a renovação celular e protege contra o ressecamento
- Peixes de água fria (como salmão e sardinha): Contêm ômega-3, que contribui para a integridade da barreira cutânea e para a hidratação da pele
- Água e chás naturais: A hidratação continua sendo fundamental mesmo em dias mais frios, onde a sede é menos percebida
- Frutas vermelhas e cítricas: Carregadas de vitamina C, que estimula a produção de colágeno e combate os radicais livres. A vitamina C ainda está relacionada a um menor ressecamento e melhor aparência da pele
Por fim, há casos nos quais uma suplementação também pode ser uma indicação. Nutrientes e compostos como colágeno hidrolisado, ácido hialurônico, vitamina C e antioxidantes naturais ajudam a preservar a firmeza e luminosidade mesmo em períodos mais secos. Porém, isso sempre deve ocorrer com a recomendação de um médico.
“A alimentação deve ser sempre a base, mas suplementos com formulações inteligentes e naturais podem complementar a rotina de autocuidado de maneira eficaz e prática”, conclui Carla.
