Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Adoção de cuidados são indispensáveis para manter a saúde capilar mesmo com o uso constante de chapinha, babyliss e secador
Veja como usar chapinha e babyliss corretamente nos cabelos - Foto: Shutterstock

Beleza

4 dicas para usar chapinha e babyliss sem danificar o cabelo

Adoção de cuidados são indispensáveis para manter a saúde capilar mesmo com o uso constante de chapinha, babyliss e secador

As fontes de calor como chapinha, secador e babyliss costumam ser salva-vidas no momento de alinhar e estilizar o cabelo, seja na rotina corrida, ou em ocasiões especiais. O problema é que eles podem ser prejudiciais para a saúde capilar.

O uso frequente e incorreto dessas ferramentas pode causar danos significativos aos fios como ressecamento, quebra e pontas duplas. Porém, com a adoção de alguns cuidados, é possível usá-los sem danificar tanto os cabelos. 

Para ajudar a manter os cabelos saudáveis, a Ricca, referência no mercado de cuidados pessoais e acessórios de beleza, selecionou alguns cuidados que devemos tomar para evitar possíveis efeitos negativos nas madeixas:

1. Proteção térmica é indispensável

O primeiro passo é aplicar um protetor térmico antes de qualquer exposição ao calor. Esse produto cria uma barreira protetora ao redor dos fios, ajudando a reduzir os danos causados pelas altas temperaturas. Há versões em spray, creme e óleo, e o ideal é escolher um que se adeque ao tipo de cabelo. É fundamental nunca pular esse passo, mesmo que o aparelho esteja em uma temperatura mais baixa.

2. Saiba manusear esses elétricos como um profissional

Outro ponto importante é o uso correto dos aparelhos. Evitar temperaturas muito altas e manter o secador a uma distância de, no mínimo, 15 centímetros da cabeça, fazem toda a diferença. No caso da chapinha, escova alisadora ou do modelador, deixar o aparelho parado por muito tempo em uma única mecha pode ser prejudicial. Usar aparelhos com controle de temperatura, por exemplo, pode ajudar a proteger os fios, já que permite o ajuste conforme a necessidade do cabelo.

3. Evite usar chapinha com o cabelo molhado

Quem nunca ouviu aquele “tsss” ao encostar uma fonte de calor na mecha de cabelo úmida? Usar chapinha ou modelador em fios ainda úmidos pode causar danos severos, pois a água dentro do fio aquece rapidamente e pode provocar uma espécie de “fritura” do cabelo. O ideal é sempre secar bem os fios antes de utilizar esses aparelhos, preferencialmente com o secador em temperatura morna e com movimento constante para evitar o superaquecimento do couro cabeludo.

4. Finalização

Após o uso da fonte de calor, aplicar um óleo nutritivo ou um leave-in com ativos reparadores ajuda a selar as cutículas do cabelo e reter a hidratação. Além disso, investir em hidratações regulares para repor os nutrientes perdidos com o calor também faz parte. Com esses cuidados simples, é possível manter os fios bonitos e saudáveis, mesmo usando fontes de calor frequentemente.

Mais notícias como essa

Saúde

Mais de 100 mil pessoas morrem por complicações de AVC por ano no Brasil, então saber os sintomas da doença é crucial

Saúde

Especialista explica como evitar e prevenir dores nos joelhos e nas articulações com a chegada do inverno

Pets

Especialista explica os sinais sutis que podem indicar doenças silenciosas em cães para você ficar de olho no seu

Pets

Especialista explica como garantir a boa convivência com animais em condomínios com dicas essenciais para harmonizar o ambiente e evitar conflitos