As PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais) têm conquistado espaço nos pratos e nas feiras de todo o país. Com sabores marcantes e alto valor nutricional, essas espécies são uma alternativa para variar o cardápio e contribuir com a saúde.
“A inclusão de PANCs no cardápio é uma forma de diversificar a alimentação, valorizar ingredientes locais e contribuir para a preservação de espécies muitas vezes negligenciadas”, destaca Ramon Morais, engenheiro agrônomo da Forth Jardim.
Além disso, as PANCs se destacam por sua adaptação a diferentes tipos de solo e clima, o que as torna ideais para hortas caseiras, escolas e cozinhas criativas. Para quem tem interesse em incluir as PANCs no cardápio, o engenheiro destaca algumas opções de espécies para cultivar facilmente em casa. Confira!
1. Chanana
Popularmente como chanana, a Turnera subulata possui flores com propriedades antioxidantes e digestivas usadas para preparar saladas e infusões. Para cultivá-la, mantenha-a em canteiros ou vasos grandes em um local ensolarado. Ao regá-la, mantenha o solo úmido, mas não muito encharcado.
2. Cidreira
Utilizada em infusões calmantes, a cidreira (Cymbopogon citratus) também pode fazer parte do preparo de molhos, marinadas e até sobremesas com toque herbal. A espécie gosta de sol e aprecia solos bem drenados. Portanto, se for ter em casa, plante-a em vasos profundos e regue-a regularmente.
3. Moringa
Conhecida como “árvore da vida”, a Moringa oleifera é rica em vitaminas, minerais e proteínas. Você pode consumi-la em saladas ou refogada. Também pode triturá-la e adicioná-la a sucos, pães e massas.
A planta costuma crescer rápido, mas deve ser plantada em solo fértil, com boa drenagem. Além disso, deve ser mantida em local ensolarado e regada moderadamente.
Adubação e rega
Para garantir um desenvolvimento saudável, o especialista recomenda uso de adubos específicos. De acordo com Ramon Morais, “a rega deve respeitar as necessidades específicas de cada planta, evitando excessos que podem prejudicar a saúde das raízes”.
