Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
O ovo aumenta o colesterol? Descubra
O ovo aumenta o colesterol? Descubra - Shutterstock

Receitas

Consumir ovo aumenta o colesterol? Especialista tira dúvida

Se você ainda tem dúvidas sobre se o ovo aumenta o colesterol ou não, vai poder esclarecer essa questão de uma vez por todas

No dia a dia, é muito importante se preocupar com a sua alimentação. E, nesse sentido, uma das questões que mercê muito cuidado é o colesterol. Desde a introdução alimentar, muitas comidas ricas nele podem acabar trazendo problemas de saúde no futuro.

Um estudo realizado pela Escola de Enfermagem da UFMG revelou que cerca de 27,4% das crianças e adolescentes brasileiros têm alto nível de colesterol. Isso só mostra como é realmente importante ter atenção à alimentação que você e a sua família têm.

Vale lembrar que o colesterol nem sempre é ruim, sendo inclusive bom para o funcionamento das células do cérebro; nervos; músculos; pele e fígado. Isso sem contar que atua na produção de alguns hormônios e vitaminas. O problema ocorre quando há um excesso do conhecido colesterol ruim (LDL) em um paciente que possui inflamação das artérias, o que aumenta o risco de infarto e acidente vascular cerebral.

E muitas pessoas rotulam o ovo como um dos alimentos que podem levar a isso, aumentando muito o colesterol ruim. Mas, afinal, o ovo realmente aumenta o colesterol? Descubra a seguir:

Ovo aumenta o colesterol?

Segundo a médica nutróloga Dra. Ellen Durães, o ovo é um alimento que, de fato, possui alto teor de colesterol, mas nem por isso é um vilão. “Realmente, pode aumentar valores de LDL (colesterol ruim) e HDL (colesterol bom). No entanto, esse aumento não costuma ser significativo e também não significa que aumentará o risco de doenças cardiovasculares”, pontua.

Além disso, o ovo tem vários benefícios para a saúde, por ser uma fonte de proteínas e gorduras saudáveis essenciais. Ou seja, se for consumido com moderação, o alimento não apenas não é prejudicial, como é benéfico.

Ellen afirma ainda que outros fatores podem ser bem mais prejudiciais quando o assunto é o colesterol do que o simples fato de comer ovos. “Situações genéticas e alimentação de qualidade ruim, associados a um estilo de vida não saudável, são muito mais preocupantes”, argumenta.

Mais notícias como essa

Estilo de Vida

Vemos por aí muitas listas com ideias de presentes para dar no Dia das Mães, mas e aqueles que podem não ser uma boa...

Entretenimento

Relembre algumas mães famosas da ficção que ficaram conhecidas por suas histórias inspiradoras na TV e no cinema

Estilo de Vida

Celebre essa data e essa pessoa tão especiais com algumas músicas lindas e letras perfeitas para o Dia das Mães

Saúde

Especialista explica de que formas o energético faz mal à saúde, se consumido em excesso; entenda os principais riscos