Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
O uso de energético pode trazer diversos riscos
O uso de energético pode trazer diversos riscos - Foto: Shutterstock

Saúde

Energético faz mal à saúde? Entenda os efeitos da bebida

Especialista explica de que formas o energético faz mal à saúde, se consumido em excesso; entenda os principais riscos

Por todo o Brasil, muitas pessoas amam as chamadas bebidas energéticas, ou apenas energéticos. Tanto é que uma pesquisa realizada pela empresa de dados Kantar revela que o mercado de energéticos no Brasil tem tido um grande aumento em consumo fora do lar, com um crescimento de 54% em consumidores alcançados em um ano.

Porém, é preciso ter um certo cuidado com o consumo dessas bebidas. Isso porque o energético, se em excesso, faz sim mal à saúde. Ele pode ter efeitos significativos sobre o coração, como por exemplo aumento da frequência cardíaca, arritmias cardíacas, hipertensão arterial, “síndrome do coração partido” e até complicações mais sérias.

Isso ocorre, segundo especialistas, porque além do forte nível de cafeína, que pode ir de 80 a 160 mg dependendo da marca, a bebida contém também ingredientes como taurina, que contribuem para estes efeitos colaterais.

Quer saber mais sobre os efeitos e riscos do energético, de que formas ele faz mal para a saúde e como se cuidar? Veja a seguir as informações trazidas pela Dra Juliana Filgueiras Medeiros, médica cardiologista e professora na Universidade São Judas Tadeu, convidada pela Inspirali para falar sobre o assunto:

Energético faz mal para a saúde?

Segundo a especialista, o energético, quando consumido em excesso ou em uma frequência irregular, pode sim fazer mal para a saúde. Isso porque geralmente ele concentra altas doses de cafeína e açúcar que podem afetar o coração aumentando a pressão arterial, também causando taquicardia.

Em alguns casos, pode até provocar arritmia como fibrilação atrial. Se a pessoa tem algum problema cardíaco, ou se é muito ansioso e/ou tem insônia, o ideal é evitar.

Quais são os efeitos colaterais do energético?

Os efeitos colaterais das bebidas energéticas podem variar de pessoa para pessoa, mas alguns dos mais comuns incluem:  insônia, aumento da pressão arterial, aumento das arritmias, batimentos cardíacos irregulares, piora da ansiedade e dor de cabeça.

“Em casos extremos, pode causar crise convulsiva, desidratação e tem relatos até de parada cardíaca, mas não é tão comum. Depende muito da dose que a pessoa consome. Geralmente, para o paciente ter uma parada cardíaca, está associado com o uso de drogas ou bebida alcoólica”, comenta a profissional.

Quem não deve consumir?

De acordo com a Dra Juliana, para pacientes com problemas cardíacos, tais como hipertenso, portadores de arritmias cardíacas, insuficiência cardíaca, a recomendação é evitar. Quem tem crise de ansiedade ou pânico também precisa evitar o consumo, porque ele pode desencadear uma crise de pânico mais grave ou piorar a ansiedade.

No caso de quem tem distúrbio de sono, tais como insônia ou dificuldade de dormir, o energético vai atrapalhar o sono do paciente e, consequentemente, ele acordará mais cansado. Crianças e adolescentes ainda não devem consumir porque ainda estão em desenvolvimento do sistema nervoso e existe o risco de dependência, principalmente com cafeína. Por isso mesmo, a Sociedade Brasileira de Cardiologia de Pediatria não recomenda o uso energético para menor que 18 anos.

Para gestantes e quem amamenta também recomenda-se evitar porque a cafeína atravessa a placenta e pode afetar o bebê. “E para idosos preferimos não recomendar pois podem ter efeitos colaterais como tontura, arritmia, pressão alta ou queda da pressão”, complementa a especialista.

O que pode acontecer com o corpo de uma pessoa que consumo energético diariamente?

A profissional não recomenda tomar energético diariamente. “Em caso de consumo diário, pode ocorrer uma dependência da cafeína ou até abstinência. O consumo diário pode causar dor de cabeça, irritabilidade, cansaço, dificuldade de concentração, já que o seu organismo se acostuma cada vez mais e vai precisar de uma dose cada vez maior de energético para sentir o efeito”, diz.

Isso também pode sobrecarregar o coração porque terá um aumento da pressão arterial, batimentos cardíacos acelerados ou irregulares. “Então, com isso, a pessoa vai forçar mais o coração podendo induzir arritmias graves ou até insuficiência cardíaca”, alerta. Ademais, como os energéticos têm muito açúcar, você pode ganhar peso e ter risco de diabetes.

Mais notícias como essa

Estilo de Vida

Vemos por aí muitas listas com ideias de presentes para dar no Dia das Mães, mas e aqueles que podem não ser uma boa...

Entretenimento

Relembre algumas mães famosas da ficção que ficaram conhecidas por suas histórias inspiradoras na TV e no cinema

Estilo de Vida

Veja ideias de mensagens para o Dia das Mães para celebrar esta data com uma homenagem especial

Estilo de Vida

Celebre essa data e essa pessoa tão especiais com algumas músicas lindas e letras perfeitas para o Dia das Mães