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Especialista destaca ações que ajudam a proteger o bolso e as informações pessoais contra fraudes nos aplicativos de delivery
Golpistas usam links falsos nos apps de delivery para aplicar fraudes - Foto: Shutterstock

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Segurança no delivery: como evitar golpes e proteger seus dados

Especialista destaca ações que ajudam a proteger o bolso e as informações pessoais contra fraudes nos aplicativos de delivery

Apesar de os serviços de delivery trazerem mais praticidade para o dia a dia, golpes e vazamentos de dados têm deixado os usuários apreensivos. Chamam a atenção relatos de brechas de segurança nos aplicativos, pagamentos duplicados e links falsos de rastreamento. Mas nada disso significa que se deve abandonar os pedidos. Desde que as devidas precauções sejam tomadas, é possível aproveitar esse conforto com tranquilidade.

Vinícius Valle, coordenador de marketing da Gaudium, empresa especialista em tecnologia para mobilidade e entrega, ressalta que “conhecer os principais riscos é indispensável para manter uma postura ativa”. Segundo ele, “cumprir medidas simples, como evitar conversas com o estabelecimento fora dos canais oficiais e atualizar periodicamente as informações de pagamento, pode fazer toda a diferença para evitar prejuízos”.

Para ajudar a usar serviços de delivery com mais segurança, o profissional compartilha algumas informações para se proteger de golpes e fraudes nos aplicativos. Veja a seguir:

Vazamento de dados

Aplicativos de delivery armazenam informações sensíveis, como endereço, número de telefone e dados de pagamento, que os tornam alvos frequentes de ataques cibernéticos. Por isso, os usuários devem adotar medidas de segurança, sendo a principal delas a criação de senhas fortes e exclusivas para cada serviço.

Além disso, evitar o armazenamento de informações sensíveis diretamente nos aplicativos e optar por métodos de pagamento mais seguros, como cartões virtuais ou sistemas com autenticação multifatorial, reduz os riscos de exposição e roubo de dados.

Golpistas podem enviar mensagens fraudulentas em conversas paralelas por SMS ou WhatsApp para enganar usuários e direcioná-los a sites maliciosos, com o objetivo de roubar dados pessoais. Essas mensagens, muitas vezes simulando notificações de pedidos ou ofertas, contêm links que levam a páginas falsas. Nelas, os criminosos tentam obter senhas e dados bancários.

No entanto, o especialista alerta que aplicativos de delivery não costumam enviar links por mensagem. “Para garantir a segurança, é recomendado que os consumidores façam o rastreamento de seus pedidos exclusivamente pelos aplicativos oficiais ou pelos sites das empresas, evitando acessar links recebidos por mensagens não solicitadas”, diz.

Cobranças indevidas

Outro golpe frequente envolve a cobrança indevida de valores extras. Nesse caso, entregadores mal-intencionados solicitam pagamentos adicionais sob diferentes justificativas, como taxas inesperadas, ajustes no pedido ou problemas com o pagamento pelo aplicativo.

Para evitar fraudes, os usuários nunca devem realizar transferências ou pagamentos extras sem antes confirmar a legitimidade da solicitação diretamente com o suporte da plataforma. “Essa verificação pode ser feita por meio dos canais oficiais do aplicativo, como chat, telefone ou e-mail, garantindo que qualquer valor cobrado esteja correto e autorizado. Aplicar essa medida de segurança assegura uma experiência mais confiável ao utilizar o serviço”, conclui Vinícius Valle.

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