Com o passar dos anos, é natural que a pele do rosto comece a perder firmeza. A flacidez facial, que envolve desde a perda de gordura e absorção óssea até o enfraquecimento dos ligamentos e a diminuição do colágeno. O quadro pode alterar os contornos do rosto e acabar causando desconforto.
De acordo com o cirurgião plástico Alieksiei Carrijo, especialista em cirurgias faciais, a flacidez facial pode ser desencadeada por diversos fatores. Entre eles estão a perda de gordura, absorção óssea, ação da gravidade e enfraquecimento das estruturas de sustentação da face, como ligamentos e septos. Também ocorre pela atrofia da pele, que perde colágeno e elastina com o tempo.
A partir de qual idade é possível notar a flacidez no rosto?
A flacidez facial pode se manifestar de forma leve, moderada ou grave, com sinais como perda do contorno facial, sulcos marcados e até manchas, geralmente, entre os 25 e 30 anos, quando a pele começa a perder a capacidade de produção e reparação das fibras de colágeno.
“Porém, em alguns pacientes, a flacidez se apresenta precocemente. Um caso bastante ilustrativo é de pacientes maratonistas ou que se submeteram a grandes perdas de peso (emagrecimento medicamentoso) as famosas canetinhas que viraram febre no Brasil e no mundo”, explica Alieksiei Carrijo.
Formas de controlar a flacidez facial
Atualmente, é possível tratar a flacidez facial com soluções minimamente invasivas e personalizadas que ajudam a recuperar a firmeza da pele e prevenir o avanço desse quadro. Entre os tratamentos mais eficazes, o cirurgião destaca os fios de sustentação e os bioestimuladores de colágeno.
“Tanto os fios de sustentação como o APTOS quanto o bioestimulador de colágeno STIIM by ILIKIA, possuem em sua composição potentes bioestimuladores, que são produtos sintéticos totalmente degradáveis e utilizados na medicina desde 1930. São reconhecidamente responsáveis por estimularem a produção de colágeno e elastina pelo nosso corpo, tendo papel fundamental na prevenção da flacidez cutânea e consequentemente do envelhecimento facial e corporal.”
Apesar de terem indicações diferentes, os tratamentos são complementares. “Os fios APTOS são mais indicados para quem deseja redefinir o contorno facial e reposicionar os tecidos. Já o STIIM by ILIKIA é ideal para pacientes que buscam um leve efeito preenchedor e melhora progressiva da qualidade da pele. Ambos aumentam a espessura cutânea, por isso costumamos combiná-los para obter resultados mais completos e duradouros”, orienta.
Além dessas, outras tecnologias eficazes contra a flacidez são a radiofrequência bipolar e microagulhada, que tratam diferentes camadas, e o laser. Contudo, antes de realizar qualquer procedimento, é importante passar pela avaliação de um profissional, que poderá indicar o tratamento adequado para cada tipo de caso.
