Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Golpe do amor: veja como não ser vítima nos aplicativos de namoro
Cuidado com os golpes nos aplicativos de relacionamento - Foto: Shutterstock

Amor e Sexo

8 dicas para evitar cair em golpes em apps de relacionamento

Com um número cada vez maior de golpes em aplicativos de relacionamento, é essencial saber como se proteger

Com o Dia dos Namorados (12 de junho) se aproximando, os aplicativos de relacionamento registram um aumento significativo no seu uso. Todo mundo parece estar querendo encontrar um parceiro antes da data, porém, antes de usar esses apps é preciso saber algumas formas de se proteger de golpes, que também estão cada vez mais comuns nesse meio.

Esses golpes em aplicativos de relacionamento podem afetar pessoas de diferentes idades e cresceram 30% em 2024, de acordo com a SaferNet Brasil. Esses golpes podem envolver, por exemplo, pessoas que compartilharam informações sensíveis ou realizaram transações financeiras com desconhecidos.

Para ajudar os usuários a se protegerem de fraudes emocionais e financeiras nesses ambientes, Fillipe Dornelas, fundador do Denga Love — aplicativo de relacionamento voltado para pessoas negras, com foco na segurança e bem-estar dos usuários — compartilha oito dicas práticas para identificar sinais de alerta e promover um uso mais seguro e consciente das plataformas:

1. Desconfie de perfis “perfeitos demais”

Perfis com fotos extremamente bem produzidas, poucas publicações, nenhuma interação com outras pessoas e histórias que parecem de filme podem indicar um perfil falso. Golpistas geralmente criam uma imagem idealizada para atrair vítimas. Preste atenção a incoerências no que a pessoa diz e tente verificar se o comportamento é condizente com o que o perfil aparenta ser.

2. Evite compartilhar dados pessoais

Até mesmo depois de já estar conversando com alguém a semanas ou meses, não é seguro compartilhar dados como endereço, CPF, informações bancárias, senhas ou documentos. Isso porque o golpista pode estar apenas tentando ganhar a sua confiança para depois pedir por essas informações sensíveis.

3. Nunca envie dinheiro

Golpistas costumam criar histórias envolventes e emocionais, como doenças na família, dificuldades para viajar ou problemas financeiros. Não importa o quão real pareça a situação: nunca envie dinheiro, cartões-presente, pagamentos em criptomoedas ou informações bancárias.

4. Desconfie de quem quer sair do app rapidamente

Como os aplicativos de relacionamento costumam ser ambientes monitorados, os golpistas podem querer levar a conversa para outras redes sociais ou plataformas. Assim, eles vão poder agir com mais liberdade. Dessa forma, mantenha a conversa no app pelo máximo de tempo possível.

5. Ao ir ao primeiro encontro, encontre a pessoa no local combinado

Nunca aceite que a outra pessoa mande um carro para te buscar, principalmente se você ainda não a conhece pessoalmente. Em alguns golpes, criminosos usam essa “gentileza” para colocar a vítima em risco. Vá com seu próprio meio de transporte e encontre a pessoa diretamente no local público.

6. Marque encontros em locais públicos e avise alguém de confiança

Ainda sobre onde se encontrar nos primeiros encontros, é interessante que eles sejam em locais movimentados, como cafés, shoppings ou praças públicas. Além disso, é melhor avisar um amigo e familiar sobre o local e horário do encontro, assim como enviar localização em tempo real. Combinar uma mensagem de check-in no meio do encontro também pode ser uma boa ideia.

7. Pesquise o nome e foto do perfil na internet

Golpistas frequentemente usam fotos roubadas de outras pessoas para construir identidades falsas. Use ferramentas como o Google Imagens ou sites de busca reversa para verificar se a imagem já foi usada em outros contextos. Se a foto aparecer em múltiplos sites ou estiver ligada a outras identidades, é um forte sinal de alerta.

8. Denuncie comportamentos suspeitos

Por fim, se a pessoa tiver comportamentos suspeitos, como ser muito insistente, fazendo perguntas invasivas, use as ferramentas de denúncia do próprio aplicativo. Isso ajuda a remover perfis falsos e a proteger outros usuários. Muitos aplicativos também permitem bloquear imediatamente o contato.

Mais notícias como essa

Notícias

Especialista destaca ações que ajudam a proteger o bolso e as informações pessoais contra fraudes nos aplicativos de delivery

Beleza

Especialista aponta os principais deslizes mais frequentes ao maquiar pele negra e ensina como evitá-los

Estilo de Vida

Muitas vezes, as pessoas têm ideias erradas sobre o que é o detox, como fazer um e para quem ele vai ser bom; tire...

Saúde

O conforto de um colchão está diretamente ligado à qualidade do material