Com a chegada do fim do ano, muitos símbolos de Natal passam a fazer parte da decoração de casas, comércios e ruas. Luzes, pinheiros, guirlandas e presépios são alguns exemplos de símbolos natalinos muito famosos, mas que poucas pessoas sabem a sua origem e significado. Por isso, preparamos uma lista com o que cada um representa para você conhecer. Confira:
1. Estrela de Natal
A estrela é um dos símbolos natalinos mais icônicos do Natal. Ela representa a Estrela de Belém, a mesma pela qual os Três Reis Magos se guiaram para o local em que Jesus Cristo nasceu, simbolizando a luz e a esperança que marcam o Natal.
2. Velas
Símbolos de esperança e clareza, por conta da luz que emanam, as velas são um símbolo tradicional natalino. Isso porque elas representam indiretamente a luz que Jesus trouxe ao mundo, iluminando a escuridão.
3. Pinheiro
Outro símbolo natalino tradicional é o pinheiro, utilizado na decoração como árvore de Natal. Ele simboliza a vida, pois é uma das poucas árvores que sempre se mantém verde, mesmo durante o inverno, quando a maioria das árvores perdem as folhas.
4. Sinos
Usados na decoração das árvores e das portas, os sinos são um símbolo de Natal que representa o anúncio do nascimento de Jesus Cristo.
5. Presépio
O presépio é uma representação física do momento exato do nascimento de Jesus. Por isso, costuma contar com todos os personagens presentes neste momento tão especial, como Maria, José e os Três Reis Magos.
6. Guirlanda
Tradicional nas decorações natalinas, a guirlanda representa o amor e a vida em um ciclo contínuo, assemelhando-se à eternidade. Então, todas as casas que possuem guirlandas em sua entrada simbolizam a hospitalidade de recepcionar os convidados.
7. Luzes natalinas
As luzes são símbolos que não podem faltar na decoração para o Natal. Assim como as velas natalinas, elas expressam a iluminação trazida ao mundo pelo nascimento de Jesus Cristo.
8. Bolas de Natal
As bolas de Natal também estão entre os enfeites mais utilizados na decoração. Com diversas estampas, tamanhos e cores, elas simbolizam os frutos da vida humana e os seus desejos, como amor, esperança, perdão e alegria.
9. Presentes
A troca de presentes no Natal é uma tradição que remonta o momento em que os Reis Magos entregaram presentes ao menino Jesus: ouro, mirra e incenso, simbolizando um ato de amor e generosidade entre as pessoas.