Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Confira os cuidados com os pets no calor que você deve tomar
Confira os cuidados com os pets no calor que você deve tomar - Shutterstock

Pets

Cuide do seu pet no calor! Dicas para mantê-los hidratados e fresquinhos

Especialista explica cuidados necessários com os pets no calor, como evitar atividades físicas intensas e não deixar o pet sozinho no carro

O verão começa já nesse mês e, mesmo antes dele, algumas áreas do Brasil devem passar por momentos de muito calor. Nesse momento, é muito importante se cuidar e, além disso, lembrar de tomar muito cuidado com os pets, para que eles não sofram consequências graves de saúde  por conta das altas temperaturas.

Para Henrique Baccar, adestrador e especialista em comportamento animal que atende pelo GetNinjas, é fundamental proteger os bichinhos nos dias mais quentes. Isso porque o organismo de cães e gatos tem mais dificuldade para regular a temperatura corporal. Eles não transpiram pela pele e dependem da respiração para resfriar o corpo.

O primeiro passo importante para ter os cuidados necessários com os pets no calor é saber reconhecer os primeiros sinais de superaquecimento. São eles:

  • Respiração ofegante excessiva
  • Cansaço fora do normal
  • Salivação densa
  • Gengivas e língua com coloração avermelhada ou azulada
  • Letargia, vômitos ou até desmaios

Caso perceba algum desses sintomas, é essencial levar o pet imediatamente a um veterinário. Ademais, Henrique Baccar recomenda as seguintes medidas simples para garantir o bem-estar dos bichinhos no verão:

Ofereça água fresca constantemente

Um dos principais cuidados com os pets no calor é manter uma tigela cheia de água limpa e fresca sempre à disposição deles. Para que ela fique gelada por mais tempo, coloque alguns cubos de gelo junto.

Evite atividades físicas intensas

Priorize passeios curtos e em horários de menor calor, como no início da manhã ou no final da tarde. Proteja as patas do animal, evitando superfícies quentes que podem causar queimaduras.

Garanta um espaço fresco e sombreado

Ofereça um ambiente ventilado e protegido do sol. Caso o pet fique dentro de casa, utilize ventiladores ou ar-condicionado para maior conforto.

Jamais deixe o pet dentro do carro

Você já deve ter ouvido histórias de pets que foram deixados dentro do carro enquanto os tutores iam a algum lugar e acabaram tendo algum problema de saúde ou mesmo falecendo, não é mesmo? E vale lembrar que algum problema pode acontecer mesmo se forem apenas alguns minutos, então todo cuidado é pouco.

Fique de olho nos sinais de superaquecimento

Ao perceber mudanças no comportamento do seu pet, como cansaço extremo ou respiração pesada, tome providências imediatas para refrescá-lo.

Mais notícias como essa

Pets

Cuidados com os animais são essenciais para evitar problemas de saúde causados pelo calor intenso

Estilo de Vida

Especialista em esoterismo explica quem é quem na família ou no grupo de amigos na noite de Natal de acordo com os signos

Comportamento

Advogada fala sobre medidas de proteção patrimonial para resguardar o seu dinheiro no processo de divórcio

Estilo de Vida

Especialista explica como a técnica da bambuterapia, massagem que usa bambus de diferentes tamanhos, pode trazer benefícios incríveis