Os especialistas garantem: os benefícios oferecidos pela banana também se estendem à casca da fruta. Isso porque ela é a parte mais rica em fibras, essenciais para o metabolismo do corpo. Ao mesmo tempo, ainda conserva as propriedades da polpa, ou seja, ajuda a controlar o colesterol, tem baixo índice glicêmico e contém vitaminas e minerais.
Cuidado essencial
A parte que envolve a fruta pode fazer parte de vários pratos, doces e salgados. Para isso, é preciso higienizá-la bem antes do preparo. Além disso, costuma ser o ingrediente base da farinha de banana verde. “Com as cascas, pode-se fazer uma caponata ou, até mesmo, é aconselhável misturar aos preparos”, conta o chef Reinhard Pfeiffer.
Como devo conservá–la?
Embora a casca da banana tenha uma tendência a estragar rápido, a casca verde pode ser conservada por mais de 60 dias no congelador. Para isso, pique-a e coloque-a em vasilhas ou sacos plásticos fechados. Anote na própria embalagem a data em que o alimento foi congelado, para saber até quando pode ser consumido. Na hora de descongelar, coloque-a direto na água fervente e use nas mais diversas receitas.
Viradinho de casca de banana verde
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 50min
Ingredientes:
*Casca de 5 bananas verdes picadas
*Suco puro de 1 limão grande
*1/2 xícara (chá) de óleo
*2 colheres (sopa) de cebola picada
*Sal a gosto
*3 ovos grandes
*30g de queijo ralado
Modo de preparo
Coloque as cascas em uma vasilha com água e limão e deixe por 30 minutos de molho. Escorra. Aqueça o óleo e refogue com os temperos. Acrescente os ovos e o queijo ralado e deixe fritar. Sirva em seguida.
Culinarista Eliane Petean Arena/Colaboradora
Docinho de casca de banana
Rendimento: 10 porções
Tempo de preparo: 30 minutos
Ingredientes:
*1 dúzia de cascas de banana verdes lavadas e cortadas
*1/2 xícara (100ml) de água
*2 xícaras (chá) de açúcar mascavo
*2 colheres (sopa) de farinha de trigo
*4 cravos-da-índia
*1 colher (sopa) de margarina
*Açúcar cristal para decorar
Modo de preparo
Em uma panela, coloque as cascas de banana e a água. Cozinhe até as cascas ficarem macias. Transfira as cascas para o liquidificador e bata até virar uma pasta. Se necessário, adicione um pouco da água. Em seguida, passe por uma peneira grossa. Volte à panela e acrescente o açúcar, a farinha e os cravos e leve ao fogo baixo sem parar de mexer até a massa se soltar do fundo da panela. Retire do fogo e acrescente a margarina. Mexa e deixe esfriar. Enrole os docinhos e passe-os em açúcar cristal antes de servir.
Consultoria Reinhard Pfeiffer, chef do Restaurante Expedito, na Lapa (PR)
LEIA TAMBÉM
- Conheça alguns benefícios da farinha de banana verde
- Receita com banana verde para ganhar saúde
- Como fazer com que as bananas duram mais tempo