Estresse, ansiedade, insônia, TPM… Um problema pode acarretar o outro, que ainda pode ter causas distintas, como a má alimentação, falta de exercícios físicos, excesso de preocupações, entre outros fatores. Para amenizar a tensão, muitas pessoas recorrem ao suco de maracujá ou ao chá de camomila. Porém, existem outros alimentos que melhoram o humor, acabam com o estresse e promovem bem-estar. Varie o cardápio e combata os seus problemas!
Durma bem
Muita gente já conhece os efeitos de um copo de leite morno à noite. A bebida proporciona um sono tranquilo e alivia a insônia. O leite possui um aminoácido essencial, chamado triptofano. Por ser precursor da serotonina, induz ao sono, pois o hormônio funciona como sedativo natural, acalmando e causando a sensação de bem-estar. Adoce 1 copo (250ml) de leite morno com 2 colheres (chá) de mel. Por fornecer carboidratos, o mel facilita a absorção do triptofano.
Combata o mau humor
Serotonina e endorfina são neurotransmissores que causam sensação de prazer e melhoram a autoestima. Já a noradrenalina facilita a concentração e ativa a memória. Todos eles são liberados ao consumir pimenta vermelha, graças à capsaicina e à piperina, substâncias que dão seu sabor picante. “A endorfina é um analgésico natural, por isso as dores de cabeça diminuem com o consumo de pimenta”, explica a nutricionista Lilian Speziali.
TPM sob controle
Todos os meses, muitas mulheres sofrem com inchaços, irritabilidade, cólicas, dores de cabeça, tristeza… É quando chega a TPM (tensão pré-menstrual). Nesse período, é preciso dobrar a atenção com a alimentação, esquecendo carnes gordurosas, doces e refrigerantes. O recomendado é consumir frutas e legumes e beber bastante líquido. Entre os alimentos mais poderosos que amenizam esses incômodos, está a soja. Rica em fitoestrógenos, semelhantes ao hormônio feminino estrógeno; regula o organismo afastando nervosismo e outros sintomas da TPM.
Leia também:
- Psicoterapia e hipnoterapia são tratamentos eficazes contra a ansiedade
- Estresse em excesso pode favorecer o ganho de peso, diz pesquisa
- Insônia atinge mais mulheres do que homens
Consultoria Lilian Speziali, nutricionista