A farinha de banana verde pode estar presente em vários alimentos, por exemplo, polvilhado sobre frutas, sopas, saladas e onde mais lhe agradar. Seu ponto forte é a presença do amido resistente, um tipo de carboidrato que passa de forma intacta pelo intestino delgado, deixando para o intestino grosso substratos benéficos.
Faça em casa!
Para transformar a fruta em farinha, é necessário escaldar as bananas verdes em água fervente por dois minutos, com casca e tudo. Em seguida, retire da água, descasque-a, dispense a casca e corte as bananas em tiras. Após isso, coloque-as em uma forma antiaderente, dispostas lado a lado. Leve ao forno médio e deixe secar até ficarem quebradiças e esfarinhando nas mãos. Bata tudo no liquidificador e depois passe em uma peneira fina. Guarde em um recipiente tampado e em lugar arejado
Confira 5 vantagens em incluir a farinha na sua dieta!
- Previne o câncer de intestino: o amido resistente presente na farinha de banana verde é digerido pelo corpo como uma fibra insolúvel, e como tal auxilia no trânsito intestinal. Se está funcionando bem, o risco de aparecer doenças diminui.
- Saciedade: a absorção dos nutrientes fica mais lenta com o amido e isso gera a sensação de saciedade. Consequentemente, emagrecer fica mais fácil.
- Fortalece a imunidade: o amido resistente serve como alimento para as bactérias do intestino, que se reproduzem com mais facilidade e ajudam estimular o sistema imunológico.
- Reduz o colesterol: a farinha reduz a produção de colesterol pelo fígado e auxilia na eliminação, impedindo o acúmulo no sangue. Assim, doenças cardiovasculares são evitadas.
- Alivia sintomas da TPM: o alto teor de fibras, ajudar diminuir ou até eliminar o inchaço e as cólicas causadas nesse período.
LEIA TAMBÉM:
- Farinha de coco: aposte nessa versão da fruta para emagrecer
- Aposte na farinha de uva para regular o intestino!
- Farinha de maracujá: conheça essa arma natural contra as gordurinhas!
Texto: Denis Eric/Colaborador