Nariz entupido, coriza, tosse, falta de ar… Esses sintomas podem indicar resfriado, gripe, sinusite, entre outras diversas doenças que atingem o sistema respiratório. Será que um chá de hortelã pode ajudar a aliviar o problema? E quais hábitos podem ser adotados para prevenir esse tipo de doença? Confira!
1 – Por que o frio faz com que os casos de problemas respiratórios aumentem?
Não é o clima frio o verdadeiro culpado, mas sim o hábito das pessoas durante o inverno. “Quando o tempo está frio, os lugares ficam mais fechados e as infecções se espalham mais facilmente”, diz o pneumologista Oliver Augusto Nascimento. O clima seco também torna mais fácil contrair uma doença respiratória. “O tempo seco agride as vias aéreas, fazendo com que elas fiquem mais suscetíveis a alterações”, acrescenta o especialista.
2 – A gripe A (H1N1) é mais grave do que a comum?
Não há evidências de que o vírus da gripe A seja mais letal que o da gripe comum. “No geral, a mortalidade pela gripe A foi menor do que a mortalidade pela gripe comum, mas a primeira atingiu mais gente por causa do despreparo do organismo. É um vírus que nós, humanos, não estávamos preparados para combater”, afirma o pneumologista. O ideal é, em casos de febre, dores no corpo e tosse, procurar um médico para fazer o acompanhamento e nunca se automedicar.
3 – Receitas caseiras, como chás e inalações, servem para amenizar os sintomas?
Alguns chás, como o de hortelã e de camomila, podem acalmar e promover o bem-estar, mas não aliviam um problema respiratório. “Infelizmente, não há como melhorar os sintomas com soluções caseiras. A congestão e a produção de muco são uma inflamação nas células do nariz e o ideal é tomar alguma medicação para descongestionar”, revela Nascimento.
Leia também:
- Brincadeira de criança: brincar ao ar livre estimula a imunidade infantil
- Limão, alho e mel: trio poderoso que blinda sua imunidade
- Sua casa livre dos ácaros em 20 passos!
4 – As bombinhas para asma prejudicam o coração no longo prazo?
Acreditava-se que o uso de bombinhas (spray que traz a medicação para ser inalada) provocava problemas no coração, causando taquicardia ou elevando a pressão arterial. Porém, essas bombinhas são seguras e eficazes no tratamento da asma. “Temos dois tipos de bombinha: para aliviar a crise, chamada de bombinha de alívio, que é broncodilatadora; e a medicação para prevenir as crises, que deve ser usada todos os dias e contém corticoide inalatório”, acrescenta o pneumologista.
5 – Sinusite precisa ser tratada com antibiótico?
Uma pesquisa publicada no The Journal of the American Medical Association sugere que o uso de antibióticos é, muitas vezes, desnecessário, apesar de ser frequentemente indicado pelos médicos. Segundo o estudo, realizado com 166 pessoas, não houve diferença significativa na melhora entre quem tomou antibióticos e quem ingeriu placebo (medicamento sem efeito). “Os antibióticos devem ser usados somente em casos de infecção bacteriana. Se a sinusite for viral, o medicamento não faz efeito”, explica Nascimento. É possível saber o tipo do problema por exame clínico e laboratorial.