“Entre as principais causas de problemas do funcionamento da glândula da tireoide está uma dieta desregulada, carente no consumo de iodo, além de outros nutrientes, como o selênio e o zinco”, explica a nutróloga Paula Cabral. Por isso, a importância de saber os nutrientes capazes de ajudar o corpo contra o hipotireoidismo. Entretanto, vale lembrar que para tratar a doença é necessária reposição hormonal, uma vez que a glândula não produz essas substâncias regularmente.
Selênio
É um mineral encontrado em quase todas as células do corpo e que garante melhor funcionamento da tireoide, além de atuar como antioxidante. Está presente em aves, carnes vermelhas e castanha-do-pará.
Iodo
Necessário para os hormônios produzidos na tireoide. A razão para isso é o fato da substância controlar a conversão do hormônio inativo em ativo, juntamente com os minerais selênio e zinco. Você encontra o componente em algas, frutos do mar, óleo de peixe, leite e derivados.
Leia também:
- Castanha-do-pará: 1 por dia previne doenças neurodegenerativas
- Gojy berry: confira seus benefícios para a saúde!
- Tireoide controlada com receita rica em iodo
Zinco
Possibilita o aumento da produção dos hormônios da glândula. E também funciona como uma espécie de cimento entre a parede celular, sendo útil no processo de cicatrização. As fontes da substância são: camarão, sardinha, carne vermelha e leguminosas.
Consultoria Paula Cabral, nutróloga