Depois de tanto planejarem, você e ele resolveram que está na hora de parar de tomar anticoncepcionais ou usar preservativo: um filho está a caminho! Contudo, assim como durante os nove meses de gestação, é preciso de alguns cuidados antes da concepção. Mais do que conceber um embrião, a mulher vai ser o porto seguro do bebê pelos próximos meses e é necessário que esteja tudo em ordem para que ele cresça saudável no ventre. Confira algumas precauções que você deve tomar antes de decidir engravidar!
1. O primeiro passo é visitar o ginecologista para fazer uma bateria de exames e verificar se está tudo em dia com seu corpo.
2. Junto ao seu médico, procure fazer uma dieta caso esteja com sobrepeso. A obesidade e o acúmulo de gordura são fatores que dificultam a gestação, o parto e pós-parto.
3. Fumo e bebidas alcoólicas não combinam com a gravidez. Se for adepta a hábitos desse tipo – principalmente no caso de drogas ilícitas – a mulher deve ficar longe desses vícios.
4. Fuja do sedentarismo e pratique exercícios físicos com regularidade, que ajudam a perder peso, melhoram o humor e reduzem o estresse.
5. De dois a três meses antes da gravidez e durante, os médicos costumam indicar a suplementação com ácido fólico, também conhecido como vitamina B9, que vai evitar má formação do tubo neural do bebê. Além disso, a futura gestante deve rever sua carteirinha de vacinação e deixá-la em dia para prevenir o aparecimento de doenças que podem colocar em risco a vida do bebê durante a gestação.
Leia também:
- O corpo do bebê dá indícios de como ele está se desenvolvendo. Confira!
- Grávidas: 10 dúvidas sobre o que é proibido e liberado para elas!
- Grávidas de meninos têm mais chance de terem diabetes