Aliadas da perda de peso, as frutas amarelas facilitam a eliminação de toxinas e protegem a saúde, devido à ação antioxidante. O que dá o tom amarelo a frutas como melão, maracujá e abacaxi é a presença de betacaroteno, um carotenoide altamente antioxidante, que inibe a ação dos radicais livres. As frutas amarelas possuem ainda vitamina C, que participa da produção da carnitina, uma molécula que combate os pneuzinhos. Confira os benefícios de 3 frutas amarelas!
Abacaxi
É rico em sais minerais como cálcio, ferro, fósforo, potássio, manganês e magnésio. Além disso, é fonte de vitaminas A, B e C, fibras e açúcares (frutose). É na parte mais durinha (miolo) do abacaxi que fica concentrada uma enzima chamada bromelina, capaz de auxiliar na digestão de proteínas e reduzir o risco de inflamações no organismo.
Também possui ação levemente diurética, diminuindo o inchaço e a retenção hídrica. Por sua grande quantidade de fibras, o abacaxi combate a prisão de ventre e reduz a fome fora de hora, pois prolonga a sensação de estômago cheio. “Pode ser consumido em sua forma natural, como suco ou vitamina e em qualquer horário do dia. Combina muito com folhas de hortelã, agrião e gelo”, recomenda a nutricionista Gabriela Marcelino.
Leita também:
- Prisão de ventre: veja 5 alimentos poderosos contra esse problema!
- Confira o que as cores dos alimentos querem dizer!
- Sucos contra o estresse e depressão
Maracujá
Considerado um calmante natural, auxilia no controle da ansiedade, evitando que a pessoa coma por impulso. “A polpa do maracujá possui um alcaloide chamado passiflorina, que tem efeito calmante, sendo indicado para casos de insônia, ansiedade e estresse”, informa a nutricionista Vivian Goldberger. As substâncias sedativas estão em maior quantidade nas folhas, por isso, chás preparados com essa parte da planta também agem como calmantes e melhoram a circulação sanguínea.
A fruta também é rica em vitamina C e, contém ainda boas quantidades de ferro, cálcio, fósforo e fibras. Já na casca do maracujá existe uma fibra chamada pectina que, em forma de farinha, facilita o trânsito intestinal, ajuda a combater o colesterol e reduz os níveis de açúcar no sangue.
Melão
Por ter alto teor de água em sua composição, o melão é excelente para a hidratação corporal, ajudando na redução da retenção de líquidos no organismo. Suas fibras contribuem para o bom funcionamento intestinal e para a redução do colesterol.
Conta também com a presença de potássio, mineral que auxilia na regulação da pressão arterial e pectina, uma fibra solúvel que em contato com a água forma um tipo de gel no estômago, dando maior sensação de saciedade.
Consultoria Gabriela Marcelino, nutricionista; Vivian Goldberger, nutricionista