Se você pensa que osteoporose é apena uma doença de idoso, está muito enganado e precisa rever seus conceitos a cerca da doença. Ela aparece normalmente na terceira idade, mas a sua prevenção é fundamental, afinal o que comemos agora pode definir como o nosso corpo vai reagir no futuro com as limitações que ele passa a ter. Uma das características da osteoporose é que, em geral, não se sente nada até acontecer um acidente, que pode ser uma queda ou uma pancada.
A osteoporose se desenvolve de forma imperceptível por vários anos, e isso acontece porque os ossos são estruturas vivas, formadas por proteínas (colágeno) e cálcio e que estão em constante processo de renovação. São estruturas que perdem células “velhas” e ganham “novas”, para poder manterem a resistência. No entanto, conforme o tempo passa, o processo começa a ficar desigual, ou seja, a reposição não acompanha a perda e, com isso, os ossos ficam mais frágeis.
Vida saudável é a solução
“O osso recebe muito bem tudo aquilo de bom que a gente faz para o corpo, desde a alimentação na infância, passando pela atividade física na hora certa. Essa é a prevenção verdadeira”, afirma o ginecologista e obstetra Bruno Muzzi Camargos.
Novidade
Estudos realizados no Laboratório de Bioengenharia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP mostram que dietas balanceadas são importantes, mas a prática de atividade física é essencial para a manutenção óssea após a menopausa. Os pesquisadores desse laboratório da USP já haviam confirmado a ação do exercício físico na melhora da quantidade de minerais presentes nos ossos e a microarquitetura do osso trabecular (estrutura de aspecto esponjoso encontrada no interior dos ossos e responsável por cerca de 20% do esqueleto humano).
Consultoria Bruno Muzzi Camargos, ginecologista e obstetra
Leia também:
- Obesidade infantil pode causar problemas nos ossos
- Ossos: confira um trio que ajuda fortalecer o esqueleto!
- veja recomendações para manter os ossos firmes e fortes