Quais são as suas principais queixas? Celulite, acne ou pneuzinho extra? Essas são as mais comuns, mas a ameixa além de ser uma aliada nessa “batalha”, também contribui para tratar cabelos ressecados e unhas fracas. Prepare-se! Nessa fruta você encontrará sua melhor amiga!
Barriga zero!
Uma das causas do inchaço na região abdominal é o mau funcionamento do intestino. “A ameixa é riquíssima em fibras e contém o sorbitol, substância responsável pelo efeito laxante”, explica Luiz Marques Filho, médico nutrólogo, pós-graduado em dermatologia e em medicina estética.
Protagonista na dieta
A fruta tem uma grande concentração de ácido clorogênico, cuja ação central é reduzir o apetite. “Se quer se sentir saciada é interessante consumir a ameixa de 20 a 30 minutos antes das refeições principais. Já se quer melhorar o trânsito intestinal, consuma nos lanches intermediários”, esclarece a nutricionista Talita da Mata. “Uma forma de ingerir a ameixa é como farinha, que é rica em fibra solúvel, como a pectina. Junto com a água no estômago, o produto infla e proporciona a sensação de satisfação”, justifica Luiz. Assim, a sua fome se mantém controlada e você tem um maior domínio na hora de escolher o que comer.
Além disso, a fruta também é um alimento detox: “Fonte de vitaminas do complexo B e magnésio, a ameixa estimula o metabolismo energético e as vias naturais de desintoxicação do organismo, eliminando toxinas e favorecendo o emagrecimento”, revela a nutricionista Stela Besso.
Inimigos
O que vem em sua mente ao pensar em biquíni ou praia? E em uma festa que exige uma superprodução? Celulite e pele oleosa com acnes são as maiores vilãs dessas ocasiões, assim como a prisão de ventre. E onde a ameixa entra nessa história? “Como a fruta melhora a função intestinal, previne a celulite, a acne e a oleosidade cutânea”, aponta Luiz.
Garras perfeitas
Muitas mulheres têm problemas com as unhas fracas e quebradiças, o que pode ser sintoma de algumas doenças, como a hipotireóide. Mas, em geral, a ameixa é uma forte aliada para conquistar mãos impecáveis. “Isso porque ela facilita a maior absorção do cálcio pelo organismo, promovendo unhas mais fortalecidas”, instrui o nutrólogo. As unhas refletem bastante a nossa alimentação e a quantidade de cálcio presente no organismo. Outras fontes do mineral são os derivados do leite, a banana e o brócolis.
Cabelo
Fios danificados também são indícios de uma má nutrição. O potássio, existente na ameixa, controla a quantidade de água ao longo das madeixas. Desse modo, esse alimento ajuda a preservar a hidratação dos fios, mantendo os cabelos flexíveis e fáceis de pentear. Ainda, por possuir vitamina B6, a fruta previne a calvície e atua na produção da melanina, proteína que dá cor ao cabelo.
Fonte de juventude
A ameixa se mostra um verdadeiro tesouro para a beleza. Além de conter fibras, conserva grande quantidade de polifenóis, compostos que combatem os radicais livres. Esse poder é tamanho que supera a ação antioxidante de todas as outras frutas do grupo berry, como a goji berry, e a da maçã.
Casca ou miolo?
Ao contrário de outros alimentos, a polpa da ameixa contém mais fibras que a casca. Por isso, se quer ter um abdômen chapado, inclua a fruta em seu cardápio. Entretanto, a ameixa seca, apesar de possuir todos os benefícios da fresca, pode sabotar a sua dieta, se consumida em excesso. “Em seu processo de desidratação, ela aumenta a quantidade de açúcar, tornando-se bastante calórica”, aponta o nutrólogo.
Texto: Bruna Giorgi | Consultoria: Talita da Mata, nutricionista; Luiz Marques Filho, médico nutrólogo, pós-graduado em dermatologia e em medicina estética; Stela Besso, nutricionista
LEIA TAMBÉM
- 15 funções do bicarbonato de sódio para a beleza
- Descubra os benefícios de incluir a hortelã nas saladas
- Frutas cítricas: laranja, limão e tangerina ajudam a emagrecer