Muito se ouve falar sobre o efeito degenerativo que os radicais livres exercem sobre o organismo. Provenientes de processos de oxidação (respiração) sofridos pelas membranas celulares, eles têm a capacidade de provocar danos tóxicos ao corpo. Essas ações prejudicam o desempenho natural de inúmeros processos, tais como o metabólico e o bom funcionamento do sistema cardiovascular. “O termo antioxidante é utilizado para denominar a função de proteção celular contra os efeitos danosos dos radicais livres”, completa a nutricionista Vanessa Minossi. Veja quais são os benefícios da ação antioxidante do alho e previna-se de diversas doenças!
Faxina no organismo
Como muitos outros alimentos que também fazem parte da família dos antioxidantes (couve, aveia e beterraba, por exemplo), o alho desempenha inúmeras ações benéficas. Com a redução dos radicais livres, é possível prevenir diversas doenças degenerativas, além de aumentar as ações desempenhadas pelo sistema imunológico e até mesmo conseguir melhores resultados no que se refere ao emagrecimento, já que o consumo de alimentos antioxidantes é altamente recomendado para quem deseja diminuir as medidas.
Vida prolongada
Além de manter uma dieta equilibrada, abandonar o sedentarismo e fazer visitas regulares ao médico, é possível contar com a ajuda de alimentos que exercem ações benéficas para a saúde. Por meio de receitas saudáveis, fica muito fácil incluir o alho na rotina. Além de o tempero proporcionar um sabor delicioso nas refeições, a saúde também agradece por tê-lo por perto.
“Atualmente, com vários estudos científicos comprovados, o alho costuma ser indicado como auxiliar no tratamento de redução dos níveis de colesterol, pressão arterial e prevenção das doenças ateroscleróticas (doenças do coração) e também possui vários outros benefícios atribuídos”, exemplifica a nutricionista. E não é só isso! O bulbo ainda age contra alguns incômodos que tendem a atrapalhar a rotina de muita gente. “Ele é indicado para prevenir gripes e resfriados, é diurético e ajuda na constipação intestinal, pois tem um efeito levemente laxante”, ressalta Vanessa.
Ação anticâncer
Por conta de um componente intitulado alicina, o alho evita o envelhecimento celular e ainda combate as possíveis mutações genéticas que uma célula pode sofrer, o que torna-se um dos principais motivos pelos quais os tumores aparecem no organismo. Contando com essa ajuda especial, fica difícil encontrar motivos para deixar de incluir o tempero na rotina!
Jovem por mais tempo
Ele ajuda proteger as células, sendo assim um aliado e tanto para que a jovialidade de todo o corpo seja preservada. Além disso, todas as suas ações desintoxicantes e benéficas ao sistema imunológico evitam o desgaste do corpo com o passar dos anos.
Texto: Paula Santana
Consultoria: Vanessa Minossi, nutricionista
LEIA TAMBÉM:
- Plantas medicinais: veja quais são as melhores opções para perder peso!
- 5 receitas de saladas que ajudam a proteger o cérebro
- Estudo revela que consumo moderado de café pode fazer bem ao coração