No domingo (18.09), a cantora Ivete Sangalo parou um show realizado em Salvador-BA para dar “bronca” em uma fã. Sempre muito autêntica, Ivete não mediu as palavras para falar com uma grávida que estava no meio da multidão: “Mulher, você está grávida, desça da ‘cacunda’ dele. Está de quantos meses?“, perguntou de cima do palco. A mulher em questão estava sentada nos ombros de um homem.
Ivete aconselhando grávida,essa mulher é multifuncional #IveteSangaloNoMultishow pic.twitter.com/ijIqXls38T
— Ivete Sangalo BR (@CentralIveteS) September 18, 2016
De longe, a moça apenas gesticulou fazendo o sinal de um beijo. “Você quer um beijo? Mas não adianta nada querer um beijo, se você não ficar bem. Desce da ‘cacunda’ dele?!“, pediu novamente. A moça, além da bronca, também recebeu um copo d’água: “Vou até pegar uma água pra você. Tenha juízo, mulher. Ô, bicha doida“, disse Ivete, sem perder o bom humor.
Muitas mulheres se sentem bem durante a gravidez e buscam não modificar a rotina de vida no período. Para esclarecer as dúvidas das futuras mamães que querem se exercitar, conversamos com a personal trainer Fabiana Bastos.
Exercícios durante a gravidez
Ela garante que os exercícios físicos auxiliam a mulher durante a gestação, principalmente para enfrentar todas as mudanças que ocorrem no corpo feminino durante esse período: “Toda mulher poderá fazer exercícios físicos durante a gestação, desde que não seja uma gravidez de risco e seja liberado pelo seu médico. Porém, aconselha-se que as atividades sejam praticadas após o terceiro mês de gestação”, indica Fabiana.
Confira mais algumas dicas para continuar ativa na prática de atividades físicas durante a gestação:
Atividades ideais e contra-indicadas
“As atividades mais indicadas para as grávidas são exercícios de baixo impacto como hidroginástica, pilates, caminhada, bicicleta, corrida leve e dança”, diz a personal trainer.
“O pilates também é ótimo, pois ajuda no fortalecimento da musculatura do períneo e dos músculos do assoalho pélvico. Essa é a região usada na hora do parto”, acrescenta. Já as atividades de muito impacto, como aulas de jump e step, devem ser evitadas.
Musculação
A musculação pode ser feita pelas futuras mamães, mas é preciso uma maior atenção e a supervisão de um profissional. “O ideal é fazer as séries com cargas mais leves para não elevar demais a pressão arterial e a frequência cardíaca”, indica Fabiana, que continua as dicas: “Exercícios que deixam a mulher muito tempo em pé ou de barriga para baixo devem ser evitados”.
Frequência
Não é necessário diminuir a frequência com que você pratica exercícios. “A mulher que já é muito ativa deverá diminuir a intensidade das atividades, pois o seu corpo está passando por várias transformações, mas não é preciso mudar a frequência com que os exercícios são feitos”, garante a personal.
Não praticava exercícios antes. Posso começar agora que estou grávida?
Para as mulheres que sempre foram sedentárias, mas querem começar a praticar exercícios na gravidez, a boa notícia é que é possível começar a fazer atividades físicas nesse período.
“A gestante pode adotar uma prática regular de atividades físicas a qualquer momento, desde que a gravidez não seja de risco”, explica a especialista. “Os exercícios farão bem à mulher, pois ajudará a aliviar dores nas costas, diminuir inchaços e desconfortos, além de ajudá-la a ter um sono e uma qualidade de vida melhores”, diz Fabiana.
FONTE: Fabiana Bastos, personal trainer.
LEIA TAMBÉM
- Enjoo na gravidez: o que fazer?
- Uso de multivitamínicos durante a gravidez não traz benefícios
- 4 aplicativos para baixar durante a gravidez