A alimentação saudável é um passo importante para barrar problemas de insônia e diminuir a ansiedade nos dias em que o sono não chega. Porém é preciso ficar atento não só ao que vai ao prato, mas também em hábitos, como melhor hora para comer, quantidade ideal, entre outros, que você confere abaixo!

Foto iStock.com/Getty Images
1. Resista ao cafezinho
O seu consumo deve ser evitado durante a tarde e à noite, pois a cafeína é um estimulante e tanto e prejudica o rendimento do sono.
2. Outras fontes de cafeína
Também podem atrapalhar o sono, como chocolate, refrescos de guaraná ou com compostos energéticos, além de refrigerantes.
3. Regule os horários das refeições
Também evite fazer outras atividades enquanto come. Isso melhora a digestão e, consequentemente, contribui para a saúde do sono.
Leia também:
- A importância de uma boa noite de sono para o cérebro
- 5 mandamentos para uma boa noite de sono
- Como o sono influencia na dieta
4. Troque o açúcar refinado
Prefira stévia ou por opções menos processadas, uma vez que o refinado pode fermentar mais no estômago e prejudicar o sono.
5. Prato verde
“Muito além do que as pessoas imaginam, que somente a camomila e o maracujá possuem ações calmantes e relaxantes, existem outros alimentos que também auxiliam neste processo, como verduras verde-escuras e o talo da folha de alface”, salienta a nutricionista Letícia Helena Possebon.
Consultoria Letícia Helena Possebon, nutricionista