Cuidar do seu cérebro traz benefícios diretos à sua inteligência e à sua qualidade de vida em geral. E boa parte desse processo depende de uma boa noite de sono – ela faz parte de uma série de hábitos positivos que devemos estimular, ao mesmo tempo em que afastamos atitudes nocivas. Entenda por quê.
Sono em dia, cérebro mais alerta
A neurocientista Dalva Poyares, especialista em distúrbios do sono, explica que o sono tem influências não apenas sobre as funções cerebrais, como em relação ao organismo todo. “Nós passamos um terço de nossas vidas dormindo e é durante o sono que acontecem vários processos, como a regulação da temperatura, o fluxo de sangue cerebral, consolidação das memórias, do aprendizado e regulação das substâncias químicas que atuam como neurotransmissores no cérebro”, completa.
Ela atenta para o fato de que apenas dormindo bem é que conseguimos manter nossa mente e órgãos, como fígado e coração, funcionando de forma ideal durante todo o dia. Todo esse cuidado com as horas diárias de descanso faz com que nossa máquina especial torne-se mais esperta, inteligente e apta conviver com os desafios cotidianos.
Outro fator de influência na busca por uma relação tríade saudável – corpo, cérebro e inteligência – tem a ver com a vida social. As pessoas próximas a nós influenciam em hábitos e decisões que tomamos, ainda que de maneira indireta. Manter por perto gente positiva, de opiniões saudáveis e com senso crítico pode resultar em uma mente muito mais ágil e disposta!
Leia também:
Pensamentos positivos fazem bem para o cérebro
Conheça os 7 principais inimigos do cérebro saudável
Texto: Carolina Firmino – Edição: Victor Santos
Consultorias: Antônio Carlos Guarini, engenheiro e idealizador do método SUPERA; Carlos Bosco, neurologista do Hospital Sepaco, em São Paulo (SP); Dalva Poyares, neurocientista especialista em distúrbios do sono pela Sociedade Americana de Medicina do Sono.