O bom desempenho de quem pratica atividades físicas regulares está muito relacionado a uma boa alimentação, antes ou após o treino. Por dar energia e também recuperar o corpo, é que a batata-doce tornou-se a queridinha das academias e dos praticantes de musculação.
COMBUSTÍVEL PARA O ORGANISMO
A batata-doce, assim como outros alimentos de baixo índice glicêmico, garante benefícios aos praticantes de atividade física, pois fornece carboidrato para o corpo, auxiliando na recuperação, principalmente do glicogênio muscular, fonte de energia para os músculos. O alimento ainda possui altas taxas de vitamina A, vitaminas do complexo B, sais minerais como: cálcio, ferro, potássio, fósforo e vitamina C.
QUANTO COMER?
Segundo o nutricionista esportivo Ricardo Zanuto, não existe uma quantidade ideal para ingerir batata-doce a fim de desfrutar dos seus benefícios. A porção adequada deve ser estipulada levando em consideração algumas características, como sexo, idade, peso, altura, o tipo e a intensidade da atividade física e a velocidade do metabolismo de cada um. “A batata-doce pode ser ingerida nos intervalos das refeições principais ou como prato dessas refeições, tudo vai depender da dieta”, complementa Ricardo.
Leia também:
- 7 motivos para começar a fazer musculação ainda hoje
- Proteínas: confira quais são suas principais funções
- Dicas para acelerar o metabolismo
COMBINAÇÃO POWER
A batata-doce é uma excelente fonte de carboidrato, porém, para potencializar o ganho de massa muscular, ela deve estar associada a uma refeição com alimentos ricos em proteína, como o frango, ovo e carnes magras (maminha e alcatra). “Mas é importante que o corpo necessita de todas as vitaminas e minerais para um ótimo funcionamento e, consequentemente, uma recuperação dos tecidos, favorecendo ao aumento da massa magra. A dieta como um todo deve estar alinhada ao objetivo, seja ganho de massa, emagrecimento, saúde, e não simplesmente acrescentar um ingrediente ou outro”, ressalta Ricardo.
Consultoria Ricardo Zanuto, nutricionista esportivo