Você já ouviu em falar em zooterapia? Ela consiste em uma terapia com a presença de animais e busca promover no paciente estímulo ao toque para despertar sua sensibilidade tátil ou até mesmo reações psicológicas e emocionais. O veterinário Marcos Eduardo Fernandes fala sobre o assunto!
Quem pode fazer a zooterapia?
“Os tratamentos zooterapêuticos podem ser utilizados em crianças, idosos e pessoas que apresentam ou não algum tipo de deficiência. Esse tratamento, quando são utilizados cães, é denominado cinoterapia, enquanto por equinos é a equoterapia ou hipoterapia.”
Como funciona a zooterapia?
“A terapia funciona por meio do contato direto com o animal. Quanto mais a pessoa sentir empatia por animais, mais será beneficiada por ela. Entre os benefícios da interação entre humanos e animais destacam-se a redução no tempo de recuperação das doenças e a maior sobrevida dos pacientes acometidos de doenças do coração, sendo que ocorre uma redução da ansiedade e diminuição da depressão. Até mesmo como estímulo contra o sedentarismo a presença do animal é importante.”
VEJA TAMBÉM:
Criação doméstica de pets exóticos requer cuidados
Terapia breve: os métodos e diferenciais dessa psicoterapia moderna
Saiba quais são os métodos usados na terapia cognitivo-comportamental