Connect with us

O que você está procurando?

Cercada de preconceitos, a depressão é um transtorno da mente que pode ter consequências extremamente graves. Veja por que ela não é apenas uma tristeza
- FOTO: iStock.com/Getty Images

Depressão não é uma simples tristeza

Cercada de preconceitos, a depressão é um transtorno da mente que pode ter consequências extremamente graves. Veja por que ela não é apenas uma tristeza

São muitos os momentos na vida em que nos encontramos emocionalmente abalados e a tristeza toma conta de nossos sentimentos. E, para seguir em frente e superar qualquer obstáculo que apareça em nosso caminho, é fundamental ter uma forte estrutura emocional.

Depressão não é uma simples tristeza

FOTO: iStock.com/Getty Images

Porém, na prática, infelizmente nem sempre isso é possível. Existem situações extremas em que a tristeza realmente não tem fim — e não se trata de frescura ou algo do tipo, como pensa o senso comum. Esse sofrimento — que não é passageiro — acaba demonstrando um potencial destrutivo impressionante.

Tristeza x Depressão: grandes diferenças

A tristeza é um sentimento natural do ser humano, e faz parte da vida de uma pessoa, quando, por exemplo, ela se vê diante de uma perda ou de uma nostalgia”, explica a psicanalista Beatriz Breves. “Sendo um sentimento natural, ela inclusive auxilia no desenvolvimento emocional do indivíduo”, exemplifica, já que a pessoa consegue sair desse estado de tristeza e cada vez mais aprende a administrar a realidade e as suas próprias emoções.

Porém, quando o negativismo atinge níveis alarmantes, impedindo que a pessoa saia do estado de inércia, estamos diante de uma enfermidade. “Um indivíduo que está em um quadro depressivo não tem energia psíquica suficiente para lidar com o mundo externo, e nem para fazer o enfrentamento de uma realidade penosa — o que faz com que ela fique por muito tempo e muito mais intensamente afetada pelo sofrimento”, descreve a professora de psicologia Valéria Lopes da Silva.

 

LEIA TAMBÉM

Consultorias: Beatriz Breves, psicanalista, fundadora e presidente da Sociedade da Ciência do Sentir, no Rio de Janeiro (RJ); Carlos Esteves, psicólogo especialista em análise do comportamento; Carolina Careta, psicóloga clínica; Valéria Lopes da Silva, professora do curso de psicologia da Faculdade Anhanguera de Anápolis (GO).

Texto: Victor Santos – Entrevistas: Ricardo Piccinato – Edição: Augusto Biason/ Colaborador

Advertisement

Estilo de vida

Descubra os principais sintomas e todos os possíveis tratamentos do transtorno dos compradores compulsivos, também chamado de oniomania

Estilo de vida

Saiba tudo sobre a oniomania ou síndrome do comprador compulsivo – um transtorno em que as compras em excesso se tornam algo muito grave

Estilo de vida

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão é a doença mais incapacitante do mundo, estando presente em 7% da população

Estilo de vida

Cercada de preconceitos, a depressão é um transtorno da mente que pode ter consequências extremamente graves. Veja como identificar a doença

Estilo de vida

As terapias alternativas são eficazes para combater problemas como ansiedade e depressão, trazendo bem-estar e qualidade de vida para as pessoas.

Estilo de vida

Sabia que o desconhecimento sobre o transplante ainda é o principal motivo de as pessoas deixarem de doar medula óssea? Tire suas dúvidas!

Estilo de vida

Se você está com preguiça de começar a ler aquele livro que separou na cabeceira, saiba que uma pesquisa constatou que leitores ativos são mais felizes!

Estilo de vida

O emagrecimento é um processo complexo que pode gerar dúvidas nas pessoas. Por isso, saná-las garante mais saúde e sucesso na perda de peso.