Você conhece os benefícios das sementes ou dos grãos? Eles fazem parte do seu cardápio? Se não, deveriam fazer! Eles ajudam no controle do peso e previnem algumas doenças. Confira 3 exemplos!
Lentilha
As fibras encontradas nesse alimento contribuem para a redução do colesterol ruim (LDL), enquanto o magnésio, a vitamina B6 e o triptofano auxiliam na sensação de bem-estar. “A lentilha é um ótimo protetor cardíaco e contribui para a circulação sanguínea”, diz Talita Maciel, nutricionista. Além disso, como vários outros grãos, também é benéfico para o funcionamento do intestino, facilitando a perda de peso.
Linhaça
Essa semente ajuda a regular o funcionamento do intestino e, com isso, contribui para o emagrecimento, como explica Talita Maciel: “por ter a presença de lignanas em sua composição, as fibras formam um gel quando consumidas, aumentando a saciedade”. Além disso, previne algumas doenças cardiovasculares. Suas propriedades são ideais para as mulheres que sofrem com os efeitos da menopausa e com a tensão pré-menstrual.
Quinoa
“É uma boa opção para atletas ou para quem precisa aumentar a ingestão de proteínas diárias, como os vegetarianos”, ensina Talita. É rica em proteínas, fibras, vitamina B1 e B6 e ferro e auxilia no aumento da saciedade, ajudando no controle da glicemia sanguínea. Além disso, por ter ômegas 3 e 6 na sua composição, torna-se um aliado no combate a doenças cardiovasculares.
Saiba mais:
Dicas para aproveitar talos, cascas e sementes dos alimentos
Alimentos que controlam o colesterol e protegem o coração
5 alimentos que regulam o intestino e garantem bem-estar
Consultoria Talita Maciel, nutricionista